29/05/2020 09h31min - Geral
4 anos atrás

Ações desenvolvidas pela Prefeitura de Naviraí durante a pandemia

Ações desenvolvidas pela Prefeitura.

Assessoria. ► Até o momento foram gastos mais de 140 mil litros de água em sete vezes em que fizeram higienização para desinfecção.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Desde o início do surgimento do primeiro caso dessa terrível doença que é o Covid-19 (novo coronavírus), a Prefeitura de Naviraí, por determinação do prefeito Dr. Izauri Macedo, vem com todo o seu grupo de técnicos e servidores, desenvolvendo ações e mais ações no sentido de se preparar para que a doença não chegasse ou fosse proliferada em grande quantidade em nosso município.

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DE CRISE

Uma das primeiras providências adotadas pelo prefeito Dr. Izauri Macedo, foi a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise para Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, sendo convocados mais de 28 pessoas do poder público municipal e da sociedade civil organizada, a quem cabe analisar e após estudos definir o que seria decretado pelo município e outros providências de urgências para o combate do Coronavírus.

COMPRA E DOAÇÕES DE EPI´s

A pandemia se alastrou no Brasil em fevereiro e, de lá para cá, a Prefeitura fez aquisições de EPI´s para seus servidores, em especial àqueles que trabalham na linha de frente. Além das aquisições com recursos próprios, diversas empresas fizeram doações de máscaras, luvas, protetores faciais, álcool em gel, álcool 70%, respiradores, monitores e, enfim, equipamentos para serem utilizados em caso de necessidades emergenciais. A saúde preparou, a pedido do prefeito, cinco UTI´s equipadas para casos graves.

INFORMATIVO DIÁRIO

Diariamente, as 17 horas, nas emissoras de rádio são levados ao ar informativo diário de tudo o que acontece a nível de município, de Estado e até mesmo do País. Sempre com as participações do prefeito, do gerente de saúde, enfermeiros e outros profissionais da saúde pública municipal. O objetivo maior é informar tudo o que vem acontecendo e que atinge ou poderá atingir Naviraí.

DESINFECÇÃO NA CIDADE

Visando aumentar a precaução, a Saúde vem realizando (já foram sete vezes), um serviço de higienização pelas principais ruas e pontos de grande concentração de público, utilizando caminhões pipas cedido pela Usina Rio Amambai Agroenergia e Log Engenharia que presta serviço para a Sanesul, um trabalho de desinfecção utilizando um produto chamado de Combacter 800. Até o momento foram gastos mais de 140.000 litros de água para desenvolver tal trabalho.

 

AUMENTO HORÁRIO DE ATENDIMENTOS POSTOS DE SAÚDE

A pedido do prefeito Dr. Izauri Macedo, o gerente de Saúde Wellington Santussi prorrogou os dias e horas de atendimentos na Unidade de Saúde do Posto Varjão. Agora funciona de domingo a domingo. De segunda à sexta das 8 as 22. Aos sábados, domingos e feriados, das 8 as 20 horas. Para manter esses atendimentos, mais servidores foram contratados para poder oferecer a saúde pública municipal um bom atendimento à população.

CINCO LEITOS UTI´s EQUIPADOS

Naviraí até então não tinha nenhum leito UTI´s e agora está sendo estruturado para atendimentos emergenciais com apoio do Governo Federal e Estadual no Hospital Municipal 5 leitos para esses atendimentos, devidamente equipados e preparados para atender quem precisar, dentro em breve deverá ficar prontos.

LEITOS DE ISOLAMENTO

O Hospital Municipal de Naviraí possui hoje uma ala com 21 leitos para atender pacientes em isolamento, caso seja necessário. Ali ficam pessoas com suspeita de coronavírus aguardando cumprir a quarentena a eles repassada pela equipe médica. Eles ficam sozinho, sem acompanhantes e só médicos e enfermeiros entram nessa ala de isolamento.

READEQUAÇÃO DO HOSPITAL

Vários setores e departamentos do Hospital Municipal precisaram serem readequados para que o mesmo ficasse com melhores condições de proporcionar a população um atendimento de melhor qualidade, oferecendo maior conforto aos pacientes. Investimentos consideráveis foram utilizados nesses procedimentos e hoje o hospital encontra-se totalmente preparado, caso chegue aqui uma grande quantidade de pessoas com essa doença.

BARREIRAS SANITÁRIAS

Em parceria com o Governo Estadual, oferecendo total e irrestrito apoio, a municipalidade participa da Barreira Sanitária implantada no Posto Fiscal Foz do Rio Amambai, com a finalidade de conferir as condições de saúde de quem entra em nosso Estado e Município. A Assistência social vem dando todo o suporte necessário. A Defesa Civil de Naviraí está acompanhando diariamente esta barreira sanitária. Outras 16 foram implantadas em outras localidades de Mato Grosso do Sul. 

Assessoria de imprensa da prefeitura.