05/07/2021 11h13min - Geral
3 anos atrás

Azambuja diz que discussão de prefeitos sobre divisão das vacinas é inócua

Não é possível obrigar a população da fronteira a se imunizar

Arquivo Tche Produções ► Governador diz que moradores tem liberdade de escolha

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


A tentativa do prefeito Marquinhos Trad (PSD) de conseguir na Justiça o direito de distribuição das doses aos 13 municípios da fronteira é vista pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja como inócua.

Durante entrevista na manhã desta segunda-feira (05) na visita técnica a nova estação de energia da Energia na Capital, o governador afirmou que a regulação das vacinas é feita pelo Ministério da Saúde.

“Não é escolha do secretário. Esse ganho é do Mato Grosso do Sul. O importante é ressaltar que seremos os primeiros a vacinar toda a população maior de 18 anos no Brasil. Essa discussão que alguns prefeitos estão tentando fazer é inócua”, pontuou.

Trad alega que houve violação ao princípio de proporcionalidade/razoabilidade na distribuição das doses. Ele pediu na última sexta-feira ao Ministério Público do Estado a distribuição de reserva técnica e de sobras da vacina da Janssen enviadas à fronteira.

A questão ganhou força com a notícia de que a população da faixa de fronteira não estava aderindo a campanha de vacinação em massa. Mas de acordo com o governador não há como forçar a adesão maciça dos moradores dos 13 municípios.

“Não tem como obrigar a população a vacinar. É uma questão de cunho pessoal. O que podemos fazer é aconselhar e explicar que esse é o único caminho para sairmos da pandemia. Eu mesmo estou muito feliz que vou tomar minha segunda dose hoje”, afirmou Azambuja.

CAMPO GRANDE NEWS