10/02/2020 09h49min - Geral
5 anos atrás

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo será aberta hoje

vacinação contra o sarampo

Divulgação ► A campanha será em todo o Brasil

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Considerando que no mês de janeiro deste ano ainda foi possível observar a circulação do vírus de sarampo de forma ativa no país, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, fará a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus do sarampo, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, tendo como público-alvo as pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos. O dia D de mobilização nacional será o próximo sábado, dia 15 de fevereiro.

De acordo com Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização de Dourados, a adesão e ações de vacinação deste público são ferramentas fundamentais e necessárias, a fim de garantir a devida proteção, como também interromper a circulação do vírus do sarampo em todo país.

“Contudo, temos como objetivo resgatar essa parcela da população (05 a 19 anos), avaliar a situação vacinal de cada um e assim, vacinar de forma seletiva aqueles não vacinados e/ou completar esquema vacinal conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação”.

Segundo Edvan, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica de Saúde e do Núcleo de Imunização dará cumprimento à campanha neste mês de fevereiro, além de realizar a atualização da caderneta de vacinação da população com faixa etária de 05 a 19 anos.

Será elaborada uma logística de atendimento por parte da Atenção Básica e, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, todas as unidades básicas de saúde ofertarão a vacina contra o vírus do sarampo em seu horário de funcionamento. No dia 15 de fevereiro, dia D, serão oportunizados pontos estratégicos para realizar a vacinação do grupo alvo da campanha.

No dia D, no horário das 08h às 17h, estarão abertas as Unidades de Saúde da Seleta, Izidro Pedroso, Maracanã, Vila Rosa, Parque das Nações II, Idelfonso Pedroso e nos distritos de Itahum e Vila Vargas. Também será disponibilizado um posto de vacinação no Shopping Avenida Center, com atendimento entre 14h e 20h em Dourados. Aqui em Naviraí deverá ocorrer o mesmo procedimentos nos PSF.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Dourados News