24/08/2021 17h11min - Geral
3 anos atrás

Capital chega a marca de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas

A Capital 67,08% dos moradores imunizados com pelo menos uma dose da vacina

Arquivo  ► Campo Grande á tem 1 milhão de vacinados diz o Governo

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News


Às vésperas de completar 122 anos, um dos maiores presentes para a cidade quem ganhou foi a população: Campo Grande bateu 1 milhão de doses aplicadas de vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (24).

Vacinando pessoas a partir de 12 anos, somente nesta terça-feira foram aplicadas mais de 6.468 doses do imunizante. A conquista acontece após sete meses de campanha de vacinação, que começou vacinando pessoas de grupos prioritários.

Em janeiro, quando o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousava em Campo Grande com 158 mil doses de vacina para o Estado, cerca de 30 mil doses foram deixadas na Capital para dar início à campanha de vacinação mais esperada no mundo: a imunização contra o novo coronavírus.

Em 1° de fevereiro, abria em Campo Grande o tão aguardado calendário de vacinação para aqueles que mais precisavam se proteger: os idosos. Naquela semana, moradores com mais de 95 anos tomaram a primeira dose e, sem medo da “picadinha”, até mesmo os centenários foram até as unidades de saúde garantir a imunização.

Conforme dados atualizados em tempo real pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Capital possui 607.778 pessoas vacinadas pelo menos com a primeira aplicação. Elas representam 67.08% da população total da cidade.

Dessas, 392.352 já estão completamente vacinadas contra a doença. Ou seja, 43.3% dos moradores da Capital tomaram às duas doses de imunizantes. Foram utilizadas informações da atualização das15h40h.

Sem previsão de vacina para menores de 12 anos

Campo Grande chega a 1 milhão de doses aplicadas diante da imunização dos moradores a partir de 12 anos. A expectativa dos pais e responsáveis das crianças é que a faixa etária se reduzida, mas não isso ainda não tem prazo para acontecer, já que nenhuma autorização foi dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até o momento.

O único pedido no Brasil foi feito no último dia 18 pelo Instituto Butantan para acrescentar na bula da CoronaVac a recomendação para uso de pessoas entre 3 a 7 anos, mas foi negado por unanimidade, dentre outros motivos, pela falta de estudos de fase 3, que são os específicos para determinar a eficácia de um imunizante.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, município deve manter a vacinação aberta até que haja uma maior adesão da população. Além dos mais de 60 pontos previstos no calendário de vacinação, a Prefeitura já diz que tem feito ações itinerantes em bairros mais populosos, supermercados e comunidades terapêuticas a fim de facilitar o acesso.

“Esse trabalho poderá ser intensificado, além da busca ativa que já é realizada através das equipes da unidades de saúde e envio de mensagens para pessoas cadastradas que ainda não se vacinaram”, disse em nota.

O Poder Municipal ainda lembra que resta um número expressivo de pessoas a serem vacinadas com a segunda dose, e que desta forma, este público também precisa ser contemplado. “Por enquanto, não há nenhuma orientação ou deliberação por parte do Ministério da Saúde ou SES para incluir outras faixa etárias na vacinação”, finaliza.

midiamax