28/05/2020 09h43min - Geral
4 anos atrás

Com ações preventivas Prefeitura de Naviraí trabalha contra a Covid-19.

Naviraí trabalha contra a Covid-19.

Assessoria de imprensa. ► Medidas contra o covid 19.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Desde quando foi iniciada a pandemia provocada com a chegada do Covid-19 (novo coronavírus), a administração do prefeito Dr. Izauri Macedo, optou por desenvolver um trabalho com seriedade adotando através de decretos municipais, medidas para evitar a sua chegada ou conter o seu avanço. Assim sendo, o gerente de Saúde, Welligton de Mattos Santussi de forma constante diariamente trabalha com seus colaboradores da gerência de Saúde do município com afinco, afim de atender as necessidades da saúde pública municipal.

Entrevistado na manhã desta quarta-feira (27), o gerente de saúde disse que, “nos últimos dias a saúde tem trabalhado intensamente, tanto nas medidas preventivas, na comunicação, na estruturação das unidades de saúde, na aquisição de EPI´s, na capacitação dos profissionais e, talvez, o maior passo a gente tem conseguido dar por intermédio da ação direta do prefeito Dr. Izauri que é a implantação de 5 leitos de UTI no nosso Hospital Municipal e que, se Deus quiser, a gente vai estar concretizando em breve. Terminamos a parte de estruturação física, a rede elétrica foi totalmente revisada, os pontos de computadores, as tomadas e realizados testes operacionais com o gerador de energia elétrica”, explicou Santussi.

O gerente de saúde salientou também que agora o trabalho é no sentido de ampliar a rede de oxigênio, que vai ser necessário para atender os leitos que funcionarão a todo vapor. “Acredito que até sexta-feira receberemos novos monitores, a bomba de infusão de medicamentos que são necessários para tocar esses leitos e, por uma ação direta do prefeito Dr. Izauri, conseguimos junto ao Governo Estadual a cessão de dois respiradores de última geração. Nós deveremos ir buscar neste final de semana em Campo Grande. No início da próxima semana a gente tem a licitação para contratação do RH, que vai ser necessário para coordenar a UTI. Para coordenar essa parte de insumos, de medicamentos necessários e aí eu acredito que a gente consegue concluir a implantação dentro do prazo que o Ministério da Saúde deu de vigência para a gente fazer”, enfatizou.

ADEQUAÇÕES NO VARJÃO

Welligton Santussi falou também que equipes estão trabalhando a todo vapor no sentido de fazer as adequações necessárias na Unidade de Saúde do Varjão. “Por determinação do prefeito Dr. Izauri Macedo aquela unidade está trabalhando de domingo a domingo. Então a Unidade de Saúde do Varjão não fecha mais. De segunda a sexta-feira trabalha até as 22 horas. Aos sábados e domingos das 8 as 20 horas”, afirmou o gerente.

Para proporcionar aos servidores municipais lotados na saúde pública a gerência de Saúde está fazendo uma área reservada de triagem para assintomáticos com problemas respiratórios. “Em breve o Varjão irá funcionar com duas entradas. Uma na frente para quem tem outros sintomas, não só dengue como também outras doenças e uma entrada lateral pela rua onde entrarão pacientes com sintomas gripais e ali uma equipe já preparada fará a triagem e se for necessário, achar que tem gravidade, encaminhará o paciente ao Hospital Municipal. Isso visa uma melhor organização na saúde do município”, falou ele.

PERÍODO DE MAIOR PRESSÃO

O gerente de Saúde lembrou ainda que estamos chegando no período de maior pressão para doenças respiratórias que acontece em maior quantidade no inverno. “A propagação de doenças virais nesse período aumentam. Então, você que está lendo esta notícia, use máscara. Vamos respeitar os decretos municipais. A máscara é a melhor forma de proteção e procure higienizar com frequência as suas mãos. Esse é o melhor conselho e enquanto durar essa pandemia, nós aqui da administração municipal vamos trabalhar pesado para conseguir cuidar de vocês”, concluiu ele suas explanações.

Assessoria de imprensa da prefeitura.