03/03/2023 20h17min - Geral
um ano atrás

Comitê Técnico de Combate à dengue, Zika e chikungunya define estratégias para período de fortes chuvas

Reunião frisa estratégias de combate a dengue e outras doenças

Foto: SES/Divulgação ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Durante a reunião, a equipe analisou dados epidemiológicos dos municípios localizados na fronteira entre o Paraguai e a Bolívia e avaliou quanto os reflexos das chuvas torrenciais que caem no Estado.

Durante a reunião o assessor militar da SES, coronel Marcelo Fraiha, reiterou a importância da presença dos membros do Comitê Técnico em manter o acompanhamento das ações realizadas para os 79 municípios, mas em especial, para os municípios de fronteira.

"Esse monitoramento para o enfrentamento das arboviroses é de extrema importância principalmente porque reúne todos as áreas da saúde. Sabemos que as fortes chuvas que têm caído nas últimas semanas contribuem para o aumento da proliferação do vetor que é o mosquito da dengue, Zika e da chikungunya. Por isso, é importante que todos nós façamos o nosso papel e aumentemos a nossa vigilância, principalmente, nas residências e na limpeza dos quintais", pontua Fraiha.

A equipe ainda analisou os casos de dengue e chikungunya dos 13 municípios de fronteira, devido à alta incidência das duas doenças registradas no Paraguai e na Bolívia. A SES/MS tem realizado diversas capacitações, principalmente, com representantes destes municípios para o enfrentamento da arbovirores em Mato Grosso do Sul.

Entre as pautas discutidas estão: a realização de visitas técnicas com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Lacen/MS aos municípios; o desenvolvimento de oficinas de endemias para atualização e nivelamento técnico, envolvendo agentes e gerências técnicas; desenvolvimento da programação estadual para a realização do ‘Dia D’ de combate às arboviroses. Além de campanhas de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti e do projeto Wolbachia.

Rodson Lima, Comunicação SES.

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min