07/01/2021 10h18min - Geral
2 semanas atrás

Em MS, a cada minuto 1 testa positivo para covid

Morte por Civid no MS

Divulgação SES ► Dados mostram o aumento de caso no Estado

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Boletim epidemiológico da covid-19 traz 28 novas vítimas da doença, que tinham entre 90 e 43 anos, e que faleceram nos últimos cinco dias e entraram na contagem apenas hoje (6). Com isso, são 2.459 óbitos desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul e 139.152 casos confirmados, com 1.582 novos infectados registrados, mais de 1 pessoa por minuto.

É o terceiro dia de alta em número de óbitos pelo novo coronavírus: foram 33 na terça-feira e 26 na segunda-feira. Contabilizando os últimos sete dias, a média é de 22,7 pacientes não resistindo e falecendo em decorrência do vírus em todo o Estado.

Com pouco mais de 6 mil casos sem encerramento por parte das secretarias municipais de saúde em Mato Grosso do Sul, o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, mencionou preocupação em relação a demora no repasse de informações. Além disso, há mais de 1,4 mil testes sendo analisados nas estruturas de laboratório do estado.

A outra preocupação é sobre os leitos hospitalares na região. No total, há 601 pacientes internados em unidades clínicas ou de terapia intensiva, em unidades públicas ou privadas de saúde.

Apenas entre as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da macrorregião de Saúde da Capital, a ocupação está em 96% - ou seja, apenas 4% das vagas estão disponíveis para receberem pacientes.

Conforme noticiado ontem, Campo Grande deve ativar 10 novos leitos no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), mas isso ainda não foi feito. Segundo Resende, reunião entre as pastas estadual e municipal deve acontecer ainda hoje para definir isso, além de outro encontro entre autoridades sanitárias para readequar as estruturas da Santa Casa de Campo Grande.

Ainda temos muitos acidentes e outros agravos na área de saúde, que tem feito com que leitos de UTI que eram para a retaguarda de covid fossem totalmente ocupados

Os dados completos de Mato Grosso do Sul e de todos os municípios do Estado, consolidados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), estão disponíveis no link da Secretaria.

CAMPO GRANDE NEWS