29/01/2020 08h30min - Geral
5 anos atrás

Fenômeno que assustou moradores é classificado como princípio de tornado

Moradores relatam susto com formação de tornado no Canaã III

Hedio Fazan Dourados News ► Fachada de conveniência destruída pelo tornado

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Dourados News


A forte tempestade que atingiu bairros de Dourados nessa segunda-feira (27) pode ser classificado como um princípio de tornado, segundo Maycon Zanata, de 28 anos, especialista no assunto. 

 

De acordo com dados site Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, foram registrados ontem apenas 1,8 milímetros de chuva em 13 minutos. 

Apesar da rapidez e da pequena quantidade de precipitação, o princípio de tornado provocou estragos, principalmente no bairro Canaã III, localidade visitada pela equipe do Dourados News na manhã desta terça-feira (28). Zanata explica que fenômeno que atingiu a região sul de Dourados não chegou a se formar por completo. 

Analisando imagens de vídeos e fotos é possível perceber que o movimento do vento estava em rotação e levantava objetos onde passava, característica inerente ao fenômeno climático chamado de tornado.

Além de intenso e perigoso, tornados ou pequenos tornados, são muito difíceis de serem previstos, justamente pela característica de dependência de condições climáticas momentâneas para sua formação. Diferente de fenômenos que nascem em local específico e se deslocam para outras áreas, como é o caso dos furacões, por exemplo. 

TORNADO X VENTANIA

O douradense Maycon Zanata, afirma ser “caçador de tempestades”. Juntamente com um grupo de estudiosos sobre o assunto, monitoram qualquer tipo de movimento semelhante a estes fenômenos climáticos.

 

Ele explicou ao Dourados News que princípios de tornados e tornados são relativamente comuns em Mato Grosso do Sul, passando de 10 ocorrências desta natureza por ano.Nos últimos três meses foram registradas três ocorrências deste tipo.

A principal diferença dos tornados para ventanias normais está na direção do vento. Enquanto um vendaval possui sentido único, os tornados correm de forma circular e “sugam” ar de baixo para cima. 

Este movimento do vento fez com que diversas fachadas de estabelecimentos comerciais fossem danificadas em Dourados, mais um fator que indica o princípio da formação desse fenômeno. 

 

Dourados News