15/01/2020 11h39min - Polícia
5 anos atrás

Força Nacional virá para Dourados após agravamento de conflitos fundiários

Determinou o envio de equipes da Força Nacional para instalação de base operacional em Dourados

HedioFazanArquivoDourados News ► A crise foi agravada depois de confronto

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Dourados News


O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), determinou o envio de equipes da Força Nacional para instalação de base operacional em Dourados.

A proposta é reforçar a segurança nas aldeias da cidade. O município abriga a maior população indígena urbanizada do País, cerca de 13 mil habitantes. 

O tenente-coronel Carlos Silva, comandante da Polícia Militar em Dourados, confirmou o apoio da corporação federal. Ele detalhou ao Dourados News que não há proposta de unidade permanente, no entanto serão oferecidas as instalações da PM e Sejusp para que esses agentes desempenhem os trabalhos. 

A presença da Força Nacional na cidade tem como objetivo promover o suporte nas ações ostensivas nas aldeias e atuar também nas áreas de conflito entre indígenas e produtores rurais.

Desde o ano passado, propriedades na região da Perimetral Norte estão sendo ocupadas por invasores desaldeados e provocado confrontos com seguranças patrimoniais que atuam nessas áreas.

 

No início deste ano novo conflito mobilizou as forças de segurança da cidade para inibir uma verdadeira guerra entre os indígenas e os agentes patrimoniais. Quatro pessoas -- três indígenas e um segurança -- ficaram feridas em troca de tiros. O clima de tensão foi apaziguado, mas a disputa pela posse da terra continua.

O comandante da PM avalia de forma positiva a intervenção do Ministério da Justiça.

“Toda força que vem para somar esforços, no sentido de atacar a criminalidade, diminuir os número que nós temos e apoiar as ações preventivas para evitar o aumento da escalada da violência, isso tudo é válido.

Vamos aguardar essas equipes, que já vem com direcionamento direto de Brasília, e vamos apoiar no que for preciso. As conversações que foram efetuadas entre a Secretaria de Segurança e o Ministério da Justiça foi para que essas equipes viessem tanto para apoiar as ações preventivas quanto as violência que estão ocorrendo nessas áreas de conflito”, afirmou.

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça para apurar mais detalhes dessa determinação, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Dourados News