04/03/2020 09h40min - Geral
4 anos atrás

Gerente fala sobre contratação de anestesista e mais 10 agentes de saúde para Naviraí

CONTRATAÇÃO NA SAÚDE

arquivo Tche POroções ► Santussi fez um breve relat das melhorias no setor de Saúde

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Entre as ações afirmativas que a prefeitura de Naviraí está desenvolvendo para melhorar os serviços prestados na área de saúde estão a contratação de médico anestesiologista, dez agentes de vetores para ampliar o combate ao Mosquito da dengue e o aumento dos horários de atendimento no Posto de Saúde do Varjão.

Essas informações foram prestadas pelo gerente Municipal de Saúde, Wellington de Mattos Santussi em vídeo institucional postado nas redes sociais e que faz parte de uma estratégia para levar ao conhecimento da população as melhorias que o prefeito Izauri de Macedo determinou para a área de Saúde.

Ação mais importante para a população segundo Santussi foi a ampliação do horário de atendimento no Posto de Saúde Varjão como alternativa para desafogar o Hospital Municipal considerado referência no atendimento à população. Com esta ampliação o fluxo de atendimento fica mitigado e todas as pessoas, segundo o gerente de saúde, são atendidas em suas necessidades.

O gerente de saúde também disse que vai ampliar o atendimento na Rede Municipal de saúde nos postos existentes. “Nós vamos ter um número maior de vagas nos postos de saúde para acompanhar esses pacientes com dengue. O Varjão passa a atuar com demanda livre. A gente vai ter dois médicos no período noturno para fazer esses atendimentos e a coleta de exames para controle ao invés de ser feito pela emergência do hospital, passa a ser feito pela recepção do laboratório, os exames de controle, a fim de desafogar a recepção do hospital municipal com esses exames que são exames de rotina para o acompanhamento da dengue”, enfatizou Wellington.

Wellington Santussi, a partir de agora Naviraí vai conseguir atender a demanda e retomar a regularidade com cirurgias, com a chegada da médica anestesista Léia Moura Estebon que já está morando em Naviraí e começou a trabalhar no Hospital Municipal. “Ela e o Dr. Vendramin farão o acompanhamento em tempo real de todas as cirurgias a serem realizadas”, disse o gerente.

 “Não será necessário mais ter que suspender as cirurgias programadas e começaremos atendendo primeiro os casos mais graves, principalmente aqueles que estavam na fila a mais tempo. Estamos dando prioridade fazendo a classificação dos casos pela gravidade da doença, pela idade, para dar prioridade no atendimento dessas pessoas”, explicou Santussi.

Conforme o Gerente de Saúde, o prefeito Dr. Izauri Macedo autorizou a contratação de mais 10 agentes de vetores que já estão trabalhando. “Sábado acompanhamos um trabalho do mutirão de limpeza nos bairros Jardim Paraíso e adjacentes e pude ver de perto que a população aderiu ao nosso projeto e nos atendeu de pronto”, esclareceu ele.

Wellington explicou que a Gerência de Saúde trabalha na aquisição das vacinas contra gripe Influenza para atender a Lei Complementar. “A nossa ideia é conseguir fazer essa vacinação junto com o calendário federal. Estamos numa expectativa de uma antecipação por parte do Ministério da Saúde que nos informou que se os fornecedores antecipar a entrega das mesmas, a vacinação poderá ser antecipada”, explicou ele. Wellington disse também que trabalha de forma intensa para o combate da dengue no município.

Ele disse que “temos um fluxo elevadíssimo de pessoas com sintomas, último boletim epidemiológico estadual, com 990 casos notificados, passando dos 200 casos confirmados do resultado desses exames e aí nós temos esses pacientes que tem esse diagnóstico eles precisam ser encaminhados para o nosso corpo clínico. Eles recebem uma carteirinha do acompanhamento da dengue e vão diariamente fazer a coleta de exames para que seja feito esse acompanhamento para que nos casos mais graves, graças a Deus não tivemos, mas se houver são acompanhados em internação para um monitoramento mais de perto, mais adequado”, esclareceu ele.

Ao falar sobre a Clínica de Hemodiálise a tanto esperada pela população naviraiense, Wellington disse que “a expectativa é muito grande”. Ele afirmou que publicamos um edital para a licitação exposto em toda a imprensa e várias empresas dentro desse prazo demonstraram interesse tanto de MS como fora dele. “Finalmente, neste dia 04 de março de 2020 esperamos que empresas participem dessa licitação para que possamos na tarde divulgar o nome do ganhador, para informar quem vai explorar os serviços de hemodiálise aqui em nossa cidade. Vai ser uma grande conquista para a nossa população”, ressaltou o gerente de saúde.

 Ascom Prefeitura de Naviraí