19/12/2024 09h51min - Geral
2 dias atrás

Governador de MS discute projetos de infraestrutura com Ministro dos Transportes em Brasília

Repactuação da BR-163, leilão da Rota da Celulose e Malha Ferroviária foram temas da reunião

Saul Schramm/ GOV ► Governador foi recebido em Brasilia pelo Ministro

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Em reunião realizada nesta quarta-feira (18) em Brasília, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, discutiu projetos estratégicos para o estado com o ministro dos Transportes, Renan Filho. 

Entre os temas abordados estiveram a repactuação da BR-163, o leilão da Rota da Celulose, que será apresentado ao mercado em 2025, a revitalização da Malha Oeste Ferroviária e a hidrovia do Rio Paraguai.

"É fundamental esta parceria com o governo federal para que possamos levar adiante os projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul. Saímos bastante animados da reunião e, assim, vamos atrair mais investimentos e empresas para viabilizar uma nova infraestrutura no estado, com o apoio do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas", afirmou o governador.

A reunião contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni, e de representantes do Ministério dos Transportes. Durante o encontro, também foi discutida a audiência pública realizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sobre a otimização do contrato de concessão da BR-163, rodovia que corta todo o estado de norte a sul.

O Governo de Mato Grosso do Sul planeja ajustes e espera colocar o projeto da Rota de Celulose novamente à disposição do mercado no primeiro trimestre de 2025. O projeto envolve a concessão de trechos de cinco rodovias: MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.

Além disso, a relicitação da Malha Oeste Ferroviária também deve ser entregue à iniciativa privada em futuro leilão. Com mais de 1.600 quilômetros entre Corumbá (MS) e Mairinque (SP), a ferrovia pode ser aproveitada por empresas de celulose, como Suzano e Eldorado, que já apresentaram projetos para trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção para conectar as Malhas Oeste e Paulista até o Porto de Santos.

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