23/11/2020 10h32min - Geral
4 anos atrás

Governo assina contrato para reforma no Parque Estadual do Rio Ivinhema

Parque Estadual

CGNews ► Parque será todo remodelado em breve

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


O governo estadual assinou contrato para reforma no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado na cidade de Taquarussu, a 332 km de Campo Grande. A empresa Aldevina Aparecida do Nascimento é quem vai realizar a obra, que custará R$ 2,5 milhões aos cofres públicos.

A licitação foi lançada neste ano, sendo finalizada no final de setembro. Com a assinatura do contrato, resta agora apenas a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) dar ordem de serviço, para o início dos trabalhos no local.

Esta reforma será na sede administrativa, alojamento, casa dos funcionários, laboratório, subsede, centro de convivência e pesquisa, assim como galpão de serviços e reforma na proteção da margem dos gabiões.

Para escolher a empresa vencedora, foi feita a licitação no modelo “menor preço”, onde além de ter a proposta mais atrativa, a vencedora precisa cumprir os critérios previstos no edital. Com a concorrência o valor do projeto foi reduzido em R$ 600 mil.

Local - O Parque das Várzeas do Rio Ivinhema foi a primeira unidade de conservação do Estado constituída, sendo criada em 1998, após medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Mota. Hoje o local possui estrutura para receber pesquisadores de várias áreas e já está sendo adequado para receber visitação pública.

Ele tem 73.345,15 hectares, localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. O Parque tem a intenção de conservar os fragmentos de florestas e o ecossistema dos Rios Ivinhema e Paraná, para manter a “regulação natural” das bacias hidrográficas e assim promover a preservação.

CAMPO GRANDE NEWS