29/01/2020 09h31min - Geral
5 anos atrás

Governo recua,

Governo deve publicar decreto que prevê mudanças para atender pescadores profissionais e empresários do turismo

Divulgação ► Após pressão de pescadores profissionais e empresário do setor governo pode recuar Cota Zero

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Reclamações de pescadores profissionais, de empresários do turístico e do MPF (Ministério Público Federal) levaram a ainda nesta semana devem ser anunciadas mudanças no decreto que mudava as regras do transporte do pescado.

A expectativa é que agora seja liberado um peixe de espécie nativa, de qualquer peso, mas com limite de tamanhos, além de cinco piranhas. 

O teor do novo decreto é mantido ainda em segredo pela equipe do Governo, mas segundo fontes, as flexibilizações na legislação já são dadas como certas, para atender o setor pesqueiro.

O dourado seguirá protegido por meio de Lei, mas o pacu, jaú e o pintado poderão ser capturados. Haverá também mudanças nos tamanhos mínimos e máximos dessas espécies “nobres”. A cota mensal para pescadores profissionais deve ser mantida em 400 quilos.

“Estamos aguardando o decreto, mas já sabemos que a cota não será zero”, destacou a advogada do “Movimento Não a Cota Zero”, Étila Guedes.

Com as mudanças, o governo estadual deve agradar opositores, mas insiste que não mudará a essência.

Polêmica – A Cota Zero foi alvo de intensos protestos, reclamações e até imbróglio jurídico. Em novembro, o Ministério Público Federal (MPF) em Corumbá recomendou ao Governo que suspendesse temporariamente os efeitos do Decreto Estadual 15.166/2019, que regulamenta a atividade pesqueira no estado e ficou conhecido como “Cota Zero”, até que se elaborasse um novo texto.

Um dos motivos que fez o Estado recuar agora é a ameaça de nova investida do MPF contra o projeto, por se tratar de pesca em rios federais.

Como era - Publicado em 22 de fevereiro do ano passado, o decreto que estabelecia a chamada cota zero na pesca para este ano também reduzia pela metade, com validade já em 2019, a quantidade permitida para pesca amadora e esportiva.

A cota por pescador, então de 10 quilos, mais um exemplar e cinco piranhas, passava a ser de 5 quilos, mais um exemplar respeitados os tamanhos mínimo e máximo e cinco piranhas

O assunto vem sendo debatido desde 2015 e havia a intenção de implantar a cota zero a partir de 2019, mas atendendo a pedidos do setor, o prazo foi ampliado e agora está sendo novamente questionado. 

Campo Grande News