21/01/2020 10h34min - Geral
5 anos atrás

Em MS, bombeiros salvam dois bebês em menos de 24 horas

Bombeiros orientam chamada pelo 193 em casos semelhantes

Divulgação ► Bombeiros atende 193 para qualquer tipo de atendimento

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Dourados News


A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema salvou as vidas de dois bebês em menos de 24 horas no domingo (19). Em ambos os casos, recém-nascidos engasgaram com leite materno e precisaram da pronta ajuda dos socorristas.

Conforme a corporação, o primeiro caso foi atendido na manhã daquele dia, quando uma família foi ao quartel com um bebê de 4 dias de vida estava engasgado com leite materno.

A guarnição composta pelos sargentos Piffer, Everton, Da Silva e Josiane prestou atendimento pré-hospitalar efetuando a Manobra de Heimlich e alguns minutos depois o recém-nascido voltou a respirar.

Após a estabilização, o bebê foi encaminhado até o Hospital Municipal de Ivinhema para atendimento hospitalar.

“A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar”, detalham os militares.

Menos de 24 horas depois uma mãe desesperada acionou os bombeiros através do telefone 193 relatando que o filho com 45 dias não estava respirando, não se mexia e estava engasgado com leite materno.

As primeiras instruções de socorro foram dadas a ela pela sargento Josiane.

“A senhora deve colocar o bebê nos braços, com a barriga para baixo, abrir a boquinha dele e bater nas costas, para que ele volte a respirar”, orientou a bombeiro, explicando detalhadamente cada procedimento, enquanto a viatura de Resgate deslocava até a Rua Miguel Marqueti no bairro Itapoã.

Ainda de acordo com os militares, a mãe fez o procedimento e quando a guarnição chegou a criança já estava respirando normalmente. Em seguida o bebê foi encaminho pela guarnição até o hospital municipal de Ivinhema.

Dourados News