O assunto é: Geral

05/04/2020 - 21:53

Secretaria da Saúde recebe 6 mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus

[ FOTO: SEGOV ] Os teste serão feitos nos profissionais da saúde

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde na sexta-feira (03/04) seis mil unidades testes rápidos para diagnosticar o coronavírus (Covid-19). Também foram enviados três mil testes de biologia molecular para o Lacen/MS continuar a análise dos casos suspeitos no Estado.

 

Os testes serão usados em profissionais da área de saúde que atuam nos postos e hospitais de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis que estejam com sintomas da Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

 

A ideia é que estes profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população, garantindo cuidados médicos e de segurança, recebam o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar, de forma segura, às suas atividades, que são consideradas essenciais.

 

A SES também está adquirindo dez mil unidades de testes rápidos. O processo ainda está em andamento. Os testes rápidos serão enviados às macrorregiões, priorizando hospitais que atendam casos de Covid-19. O Centro de Operações de Emergência (COE/MS) irá definir a distribuição dos testes.

 

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

 

A Secretaria de Estado de Saúde também recebeu três mil testes de biologia molecular, RT-PCR, para exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).

 

O Lacen/MS realiza os exames dos pacientes com suspeita de Covid-19 de todo o Estado. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras. A SES também realizou a compra de 25 mil testes de biologia molecular.


CGNews


Fonte: Campo Grande News
TAGs:  •  testes rapido de corona •  diagnóstico do coronavirus
Editoria: Geral

Desenvolvido por
ANSIM