20/11/2018 - 08h43min

PF-MS prende quadrilha que facilitava entrada de estrangeiros irregulares no Brasil

[ FOTO: Divulgação ] A PF deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a ‘Operação Caronte’

A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a ‘Operação Caronte’ contra uma organização criminosa que agia permitindo a entrada irregular de estrangeiros no país, através de Corumbá – a 444 quilômetros de Campo Grande. Um agente da polícia federal está entre os integrantes da organização criminosa.

São cumpridos 11 mandados, sendo cinco de prisão e seis de busca e apreensão. 30 policiais federais participam da operação contra a organização criminosa, que vendia ‘pacotes’ aos estrangeiros para a sua entrada no país cobrando taxa para não passarem pela fiscalização migratória.

Despachantes de empresas de turismo participavam do esquema, assim como, um policial federal e um servidor administrativo contratado pela PF, que facilitava a entrada irregular dos estrangeiros no país. Documentos eram adulterados para que os estrangeiros pudessem entrar no Brasil.

O esquema começava com o desvio de documentos de imigração – conhecidos como “tarjetas” -, que eram entregues aos despachantes que vendiam no “pacote” aos estrangeiros que desejavam entrar irregularmente no país.

Depois os documentos eram inseridos nos sistemas de controle, burlando totalmente as regras estabelecidas, permitindo com que os estrangeiros ingressassem sem qualquer tipo de fiscalização.

Migrantes com impedimentos ou multas tinham seus dados alterados para permitir o acesso ao território nacional.

O nome

A Operação foi batizada de Caronte, pois esse personagem mitológico era um barqueiro que somente atravessava as pessoas para outro plano mediante o pagamento de uma moeda, em alusão à corrupção praticada para permitir acesso ao território nacional.


Fonte: Midiamax News
TAGs: Polícia Federal Operação Caronte Corumbá Campo Grande Jornal Correio do Sul
Editoria: Geral



Nossas Editorias

· Educação
· Especiais
· Esporte
· Geral
· Naviraí
· Polícia
· Política
· Região
Jornal Correio do Sul TV
Editor: Odilo Balta

E-mail: jornalcorreiodosul@terra.com.br
Endereço: Av. Nelsi G. Simas,
Naviraí - MS - Brasil

+55 67 9974-9649


Online desde 01/07/2007
Desenvolvido por
ANSIM