29/03/2018 08h46min - Educação
7 anos atrás

MEC anuncia R$ 2,9 milhões para programa de alfabetização

Processo de alfabetização

Divulgação/Correio do Estado ► No MS, 513 escolas e mais de 60 mil estudantes participarão do programa

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Mato Grosso do Sul receberá R$ 2,9 milhões para implantar o programa Mais Alfabetização, idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), com objetivo de apoiar as escolas da rede pública no processo de alfabetização dos estudantes dos 1º e 2º anos, do ensino fundamental. O programa possui abrangência nacional com adesão de 49 mil escolas e atendimento de 3,6 milhões de estudantes. No Estado, 513 escolas confirmaram a participação e atenderão 2.148 turmas que totalizam 60.306 estudantes. A liberação dos recursos foi efetiva em cerimônia oficial, em Brasília (DF) e o ministro Mendonça Filho afirmou que o valor inicial de R$ 253 milhões servirá para que os municípios possam se planejar focando na qualidade e eficiência. “Será importante também agregar a figura do assistente de alfabetização, que vai auxiliar os professores nessa missão extremamente importante que é alfabetizar nossas crianças e jovens", lembrou. O projeto foi idealizado a partir de uma constatação preocupante na rede de ensino brasileira. Atualmente, mais da metade das crianças brasileiras não sabem ler, mesmo concluindo o 3º ano do ensino fundamental. O repasse será fundamental, para que as escolas possam contratar assistentes de alfabetização, por intermédio de processo de seleção elaborado pelos municípios. Durante o evento, o ministro falou sobre a desigualdade que prevalece na educação. “Como é que um filho de uma família de classe média ou rica no Brasil é alfabetizado aos seis anos de idade e o filho do pobre vai se alfabetizar, e mal, aos oito e até nove anos?”, questionou Mendonça Filho. “Para mim, isso é inaceitável. Eu acho até que a luta, ao médio e longo prazo, é que a gente possa assegurar a todas as crianças do Brasil as mesmas oportunidades em termos de alcançar alfabetização plena. Isso produz justiça e igualdade de oportunidade”, concluiu o representante do MEC. Correio do Estado