29/08/2020 09h56min - Geral
4 anos atrás

Ministro confirma manutenção de combate as queimadas em MS

combate as queimadas

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, garantiu, em mensagem enviada ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e ao secretário Jaime Verruck, a manutenção do investimento para combate aos incêndios florestais no Pantanal. Mais cedo, havia sido divulgado bloqueio de R$ 60 milhões, por decisão do Ministério da Economia.

“Ficamos assustados”, descreveu Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), quando explicou ao Campo Grande News que houve a comunicação de Salles no sentido de que não haveria bloqueio.

 “Esse apoio é crucial, principalmente porque daqui para frente, sabemos que não há previsão de chuva e a situação vai continuar crítica”, afirmou. Segundo ele, a notícia pegou de surpresa e movimentou a cúpula estadual à tarde. O governador, por exemplo, conversou com o ministro por telefone para entender a situação e fazer gestão pela continuidade da operação, contou Verruck.

“Se com toda essa estrutura já tivemos a destruição de 1,2 milhão de hectares, imagine sem isso”, comparou.

Os valores, informou o secretário, são usados por exemplo para pagamento de brigadistas, no combate aos focos de incêndio e manutenção da frota usada nesse trabalho.

Este ano, citou a autoridade estadual, a situação está atípica pois a seca começou antecipadamente. Os meses de agosto, setembro e outubro costumam ser os mais críticos em termos de queimadas, lembrou.

A confusão – Primeiro, houve o anúncio do bloqueio, por parte do próprio Ministério do Meio Ambiente, citando investimentos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) na Amazônia Legal e no Pantanal.

Depois, o vice-presidente Hamilton Mourão desmentiu, dizendo que Salles havia se equivocado, ao anunciar a desmobilização de 1.346 brigadistas, 86 caminhonetes, dez caminhões e quatro helicópteros.

À imprensa nacional, Salles também retrucou, dizendo que foi sua intervenção a responsável pela não efetivação do bloqueio dos valores.

CAMPO GRANDE NEWS