27/01/2021 09h51min - Geral
3 anos atrás

Naviraí estuda implantar Posto de Atendimento Veterinário Municipal


Divulgação ► Gerente da VISA detalhou o Projeto para a Prefeita

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Proposta discutida pela prefeita Rhaiza Matos, gerente Eugênio Guedes, coordenador da Visa José Mário e vereador Josias prevê também a implantação do Abrigo de Animais, no Parque e Exposições

A prefeita Rhaiza Matos, o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento), o veterinário José Mário (Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal) e Josias de Carvalho (vereador) iniciaram as discussões visando a implantação do Posto de Atendimento Veterinário Municipal. A ideia prevê também a implantação do Abrigo de Animais.

Os dois empreendimentos, de acordo com a proposta apresentada por Zé Mário, deverão ser instalados no recinto do Parque de Exposições “Tatsuo Suekane”, situado no prolongamento da Avenida Amélia Fukuda. “O primeiro deles, e o mais urgente, é a instalação do Posto de Atendimento Veterinário Municipal para socorrermos, por exemplo, pets acidentados ou abandonados”, explicou Zé Mário.

Rhaiza Matos vistoriou um prédio do município, sem uso, que está sendo sugerido para a instalação da veterinária municipal. Com algumas readequações e reformas o local ficará pronto para uso, na avaliação de Zé Mário. A cessão do espaço depende apenas de termo entre a Gerência de Desenvolvimento Econômico e a Visa Municipal.

A segunda parte da proposta, a implantação do Abrigo de Animais, em parceria com uma ONG, já tem uma planta baixa desenhada com área construída de 601,47m2 e a construir 55,54m2. Um barracão existente no Parque de Exposições e que só funciona uma vez por ano foi apontado como ideal para o projeto.

“Uma proposta completa a outra, e tudo começa com o recolhimento dos animais nas ruas. Posteriormente, vem a parte do acolhimento, do tratamento, castração, vermifugação e, por último, a proposta da adoção dos animais. É neste sentido que estamos reivindicando o apoio do Município no cumprimento da Lei 2177, de 2019, de nossa autoria”, disse o vereador Josias de Carvalho.

“Discutimos hoje duas propostas voltadas à proteção, socorro e atendimentos aos pets. Sabemos que é grande o número de cães e gatos vítimas de maus tratos, acidentes e abandonos, por isso, a importância do Posto de Veterinária Municipal e do Abrigo de Animais”, destacou a prefeita.

“As áreas cobertas para canil, gatil, equinos e baias coletivas, bem como os demais espaços da planta baixa contemplam a nossa meta de garantirmos o atendimento aos animais vítimas de todo infortúnio. Vamos encaminhar as propostas para tornar este sonho realidade”, afirmou Rhaiza Matos.

 Ascom Prefeitura de Naviraí