19/12/2022 15h27min - Polícia
um ano atrás

Naviraí - Polícia Civil realiza operação contra integrentes de organização criminosa

Na manhã desta segunda-feira (19), por volta das 06h, a Polícia Civil de Naviraí deflagrou a “OPERAÇÃO BAPTISMUS”, a qual é mais uma ação realizada pela Polícia Civil no âmbito da “Operação Boas Festas”.

Reprodução ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Redação


A ação contou com a participação de policiais civis da Delegacia Regional de Naviraí – DRP/NAV e da Delegacia da Mulher de Naviraí – DAM, bem como das Delegacias de Itaquiraí, Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo. Participaram da ação um total de 36 Agentes da Polícia Civil.

Durante os trabalhos investigativos, através de técnicas especiais, foi possível identificar diversos novos integrantes da Organização Criminosas residindo em Naviraí, que visava monopolizar a venda de drogas local, bem como procurava seu fortalecimento batizando e cadastrando diversas pessoas residentes nesta cidade.

As investigações apuou ainda que a facção criminosa vem facilitando as regras de “Batismo” e provocando mudanças em seu quadro, visto que se verificou pela primeira vez a criação do “Setor Da Sintonia dos Menor”, que é um setor exclusivo para tratar sobre o “Batismo” de adolescentes.

Segundo apaurado pela polícia, anteriormente não se aceitava o batismo de adolescentes, de modo que nos últimos meses a facção “Batizou” diversos adolescentes infratores na cidade de Naviraí.

Desde o ano 2016 a facção criminosa vem atuando em Naviraí, quando naquele ano alguns integrantes tentaram assassinar um policial penal, que acompanhava seu filho até a creche. Nos anos posteriores a facção por meio de seus integrantes realizou diversos “Tribunais do Crime” ceifando a vida de pessoas. Um dos casos mais emblemáticos, foi em  2019, onde durante uma investigação da Polícia Civil estouradou um Cativerio e 09 integrantes da organização criminosa foram presos em flagrante, quando realizavam o julgamento no “Tribunal do Crime”.

Por fim, a investigação demonstra que na atualidade os integrantes da facção já vinham novamente realizando “Trinbunais do Crime”, porém as sentenças por eles dadas tratavam somente de agressões aos “julgados”.

Durante o cumprimento das buscas de hoje, foi localizado na residência de um integrante da facção 01 revolver calibre .38 com duas munições intactas, 06 porções de cocaína, 03  porções de maconha e 01 aparelho celular produto de furto, razão pela qual o suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e receptação.

Outro integrante também foi detido por estar evadido do regime prisional, e 05 outros integrantes foram convidados para prestarem esclarecimentos.

A autoridade policial informa que as investigações prosseguirão, com a análise de matérias probatórios arrecadados nas buscas, não sendo descartado que outras prisões ainda poderão ocorrer até o fim das diligências.

O nome BAPTISMUS, faz referência a palavra BATISMO em LATIM. BATISMO é o termo usado pela facção para o ritual de entrada de um novo integrante na facção, o qual após ser batizado passa a ser chamado de IRMÃO pelos demais integrantes, passando a ter responsabilidades no grupo criminoso.

Com informações do Jornal do Conesul 

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min