09/05/2023 10h45min - Geral
um ano atrás

Nova captação de órgãos na Santa Casa salva cinco pessoas na fila de espera

Órgãos foram encaminhados aos novos transplantados com apoio da FAB

Midiamax ► Transplante foi jeito pela equipe da Santa Casa

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News


 divulgou dados de nova doação de órgãos a cinco pessoas que esperavam na fila por uma nova oportunidade de vida. 

O doador, um jovem de 21 anos, faleceu por morte encefálica e teve a doação autorizada pela família. O encaminhamento contou com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira).

Após a morte, na sexta-feira (5), a família entendeu a importância dos transplantes e autorizou a doação.

 O fígado retirado pela equipe de especialistas de Brasília foi encaminhado para o receptor em  hábil de ser implantado, por viagem de avião da FAB.

Já os rins, extraídos pelo Serviço de Urologia do hospital, foram implantados em dois pacientes que faziam hemodiálise na Santa Casa. 

E as córneas doadas permaneceram no Banco de Olhos “Anjos da Visão” para serem analisadas e, posteriormente, utilizadas para tratamento clínico e transplante.

O enfermeiro da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Instituição relatou que acompanhou os trabalhos das equipes no dia, a captação correu dentro do esperado e com sucesso.

 “Vai garantir novas oportunidades de vida para aqueles que estavam à espera de um órgão compatível”, destacou Lucas Assis Albernaz.

MonitoramentoHá milhares de pessoas em fila de espera por transplante pelo Brasil, por isso, a equipe acompanha todos os pacientes neurológicos críticos desde a entrada na Urgência e Emergência do Pronto-socorro até o fechamento do protocolo morte encefálica e conta com uma equipe altamente qualificada em acolhimento familiar.

Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores, contando com o apoio da CET (Central Estadual de Transplantes). 

E não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes.

midiamax

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min