26/10/2023 14h20min - Naviraí
7 meses atrás

Núcleo de Controle de Vetores alerta para o combate ao Aedes

Periodo chuva a atenção deve ser redobrada

Arquivo  ► Manter quintais limpos é fundamental para evitar a dengue

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


O Núcleo de Controle de Vetores da Prefeitura de Naviraí faz um alerta à população, ressaltando a importância de tomar medidas preventivas para impedir a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Com o início da temporada de chuvas, comum nesta época do ano, é fundamental redobrar a atenção para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

A água parada é um dos principais ambientes propícios para a reprodução do Aedes aegypti. Após períodos chuvosos, poças d’água, baldes, vasos de planta e outros recipientes podem se tornar verdadeiros criadouros desses insetos. Por isso, é imprescindível que cada cidadão faça sua parte e elimine qualquer possibilidade de acúmulo de água em suas residências.

O Gerente do Núcleo de Controle de Vetores, Ricardo Boze, ressalta a importância do combate ao mosquito. Segundo ele, “a prevenção é a melhor estratégia para evitar o surgimento de epidemias transmitidas por esse vetor. Cada um deve se sentir responsável por manter seu ambiente livre de água parada e ajudar a combater o mosquito”.

  Algumas ações recomendadas são:

1. Verificação periódica de locais propícios à criação de criadouros, como caixas d’água, piscinas, ralos e calhas;

2. Manter os quintais limpos e fazer o descarte correto de materiais que possam acumular água, como sacolas plásticas, pneus, garrafas vazias, latas e embalagens descartáveis;

3. Manutenção regular de vasos de plantas, evitando o acúmulo de água em pratinhos e pratos.

 

A colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas ações. Com essas medidas e o envolvimento de todos, é possível reduzir a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e garantir uma cidade mais segura e saudável. Não podemos baixar a guarda! Atenção e cuidado devem ser constantes, especialmente após períodos chuvosos. 

site Prefeitura de Naviraí

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min