03/05/2023 16h25min - Geral
um ano atrás

Pacotão estadual prevê empregar 98 mil pessoas

Uma das propostas é ir até a casa de quem está desempregado e oferecer chances

Divulgação Governo MS ► Governador e vice entregaram o Projeto ao Presidente da ALMS

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


O “Voucher Transportador”, lançado ontem (pelo governo de Mato Grosso do Sul e entregue à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira 3, é apenas o pontapé inicial para colocar 98 mil pessoas que estão desempregadas e que possuem força potencial de trabalho no mercado formal.

Mato Grosso do Sul tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil (3,3%), atrás apenas de Rondônia e Santa Catarina. Conforme diagnóstico da Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho, 67,3% das pessoas estão empregadas no mercado formal. Das pessoas de 14 anos ou mais, aptas a trabalhar, 50 mil estão totalmente desocupadas no Estado.

O governo quer melhorar ainda mais esses números e lançou o programa “MS Qualifica”, que pretende preparar cidadãos para o mercado e aumentar a renda dos trabalhadores, dando mais qualidade à mão de obra do Estado.

 Além disso, o programa prevê preparar 48 mil jovens, com menos de 14 anos, considerados força de trabalho potencial, para o mercado de trabalho.

“Ao lançar este plano estadual robusto e importante, estamos cumprindo o compromisso firmado com a sociedade. Este é só o início da caminhada, de uma jornada que vai ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, atender a demanda da iniciativa privada e dar mais qualidade de vida à população. Estamos imbuídos deste propósito”, afirmou o governador Eduardo Riedel (PSDB).

Para colocar em prática o programa, o Executivo elaborou um programa "transversal” com várias secretarias, que vão contribuir com processo, em uma ação conjunta. A geração de emprego e renda terá a participação de instituições, entidades e iniciativa privada, com parcerias e convênios, como por exemplo: Sesi; Sest/Senat; Senac; Senai; Sebrae; Senar e Sesc.

“Não se faz um programa como este sem a participação de várias secretarias, setor privado, trabalhadores e deputados, que ajudam a aprimorar nossas ações”, destacou Eduardo Riedel, em relação a “ação conjunta”, que vai continuar nos próximos programas

Além do “Voucher Transportador”, que vai beneficiar com a mudança de categoria e qualificação cerca de mil motoristas, alguns outros projetos iniciais foram definidos pelo governo e serão lançados em breve, entre eles o “Voucher de Desenvolvedor de Sistemas” para programadores de software, qualificação para mulheres na região de fronteira, programa para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, busca ativa de trabalhadores que estão desempregados, qualificação rápida em massa e qualificação para setor hoteleiro.

“Nosso objetivo é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás. Por isso vamos promover a inclusão destas pessoas que estão à margem do processo, para gerar novos empregos e assim melhorar a renda da população. Isto passa pela qualificação profissional, direcionada para áreas que têm vagas no mercado de trabalho”, concluiu o governador. 

 CAMPO GRANDE NEWS

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min