12/02/2020 09h56min - Geral
5 anos atrás

Policiamento escolar teve ação preventiva exemplar em 2019

Policiamento escolar

Divulgação ► Presença da PM nas escolas coibiu vários crimes em 2019

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Prevenir a violência é um trabalho que começa na escola. No ano passado, nesse sentido o 12º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Naviraí realizou o Policiamento Escolar, que é a atividade policial ostensiva que visa a proteção da comunidade escolar, bem como a segurança dos estabelecimentos de ensino.

A aproximação entre a Polícia Militar e a Comunidade Escolar tem papel fundamental para reduzir a violência e a criminalidade nas escolas e nas suas proximidades, e o objetivo principal do policiamento é a prevenção e repressão de crimes e atos infracionais, de maneira que satisfaça as necessidades de segurança da comunidade escolar.

Essa operação, no ano passado, foi executada através de visitas comunitárias às escolas, patrulhamento nas imediações, serviço de atendimento emergencial, além de fornecer palestras com orientações de segurança pública, atuando na prevenção, identificação e solução de problemas relacionados à violência e criminalidade no meio escolar e no perímetro escolar.

A Polícia Militar de Naviraí atende, hoje, em torno de 30 escolas (estaduais, municipais e particulares) por dia, com rondas escolares e policiamento ostensivo em algumas instituições.

A Patrulha Escolar, termo utilizado para designar a dupla de policiais que fizeram o policiamento, teve por missão atender as demandas geradas especificamente nas escolas e/ou nos respectivos perímetros escolares.

Estas patrulhas prestam atendimentos emergenciais nas situações em que são acionadas pelos diretores e coordenadores das escolas para intervir em ocorrências envolvendo integrantes da comunidade escolar, além de pessoas estranhas que entram no interior das escolas ou permanecem com comportamentos suspeitos nos arredores dos muros das escolas.

Em Naviraí, os policiamentos ocorreram nos horários de entrada e saída dos alunos e os diretores podiam acionar as viaturas de serviço, caso houvesse a necessidade.

: SulNews