21/11/2022 14h49min - Naviraí
2 anos atrás

Prefeitura de Naviraí é representada no lançamento da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

Evento reuniu 15 institutos de planejamento e instituições que trabalham com dados em várias cidades do país

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura de Naviraí, através do titular da Gerência Municipal de Meio Ambiente, Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e do Geógrafo da Gerência de Obras, Adriano Chaves de França, esteve representada nos dias 18 e 19 de novembro, no 3º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, realizado no Rio de Janeiro, que reuniu 15 institutos de planejamento e instituições que trabalham com dados em várias cidades do país, entre eles o Instituto Pereira Passos (IPP), e representantes de prefeituras de vários estados.

 As instituições se uniram com o objetivo de criar a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), a primeira do tipo no Brasil. A organização visa a troca de experiências e informações para capacitar e potencializar a elaboração de políticas públicas nos municípios participantes. O anúncio da criação da InRede foi feito durante o EncerrAndus, congresso do Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), cooperação técnica dos Ministérios do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente em parceria com o Ministério Alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). O evento aconteceu no Museu Histórico Nacional, no Rio.

 Durante o evento, Naviraí apresentou os impactos do Andus no município, tais como, o avanço nos processos da Regularização Fundiária, apresentação do Cadastro Territorial Multifinalitario (Georreferenciamento) que já está sendo aplicado como ferramenta no planejamento da gestão do município em áreas como a Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Obras e Serviços.

 Os representantes de Naviraí também apresentaram as ferramentas de soluções baseadas na natureza implantadas no município, como a Fossa Verde (Fossa de Bananeira) construída no Assentamento Juncal e o Jardim Filtrante que foi construído no Parque Sucupira para evitar erosão, implantados em conjunto com o Projeto Adote Uma Praça, que foi iniciado no município sendo idealizado pela Gerência de Meio Ambiente.

 Para o Gerente de Meio Ambiente, o evento foi muito importante e produtivo, pois a organização nasce com 15 instituições que atuarão na troca de experiências e informações entre entidades que trabalham com dados, sendo capazes de modelar e avaliar políticas públicas para gerar mais eficiência e equidade.

Beatriz Bley/Vice-Prefeitura de Fortaleza/ Júnior Lopes/ Assessoria

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min