16/11/2020 23h52min - Eleições 2022
4 anos atrás

Rhaiza Matos, a primeira mulher a governar Naviraí como prefeita

Rhaiza Matos

G.Stoker ► Rhaiza muita emocionada disse que vai trabalhar nos Projetos de seus pai

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A eleição ocorreu em clima de tranquilidade em Naviraí, o contrário do que foi a campanha eleitoral após o registro de seis candidaturas que, depois ficou em cinco e, a dois dias do dia da eleição propriamente dita, outro revés, com a morte do deputado estadual e ex-prefeito Onevan José de Matos, cuja candidatura foi substituída pela sua filha, a cirurgiã dentista Rhaiza Matos, a grande vencedora deste pleito e que irá se tornar a primeira mulher a responder pela Chefia do Executivo Municipal durante quatro anos.

A posse será dia 1º de janeiro de 2021, conforme determina a legislação eleitoral.

Em Naviraí neste dia 15 de novembro votaram 26.309 eleitores, tendo como votos válidos 24.318, o que deu uma margem de 92.43%. Votos em branco somaram 785, o que representou 2.99%; votos nulos 4.06% com 1.061 e abstenções 9.858 votos que fez um percentual de 27.26% de faltosos nas urnas. Segundo o Juiz Eleitor, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, a eleição ocorreu em clima de tranquilidade, com raras exceções e pequenos incidentes.

 

VOTAÇÃO PARA PREFEITO

A candidata Rhaiza Matos, que a dois dias da eleição foi substituir o seu pai Onevan de Matos por falecimento, o que é permitido pela legislação eleitoral, obteve um total de 8.873 votos, enquanto o segundo colocado ficou com 7.493 votos, que foi o prefeito e candidato à reeleição, Dr. José Izauri de Macedo; em terceiro lugar ficou Telma Minari, surpreendendo a todos, com 4.226 que deu 17.38% dos votos; em quarto lugar Luís Bruno, com 3.486 votos dando um percentual de 14.34% e em último lugar Geovane da Vila Nova, com 0,99% dos votos, alcançando apenas 240 votos.

 

VEREADORES ELEITOS

Dos atuais vereadores, apenas quatro foram reeleitos: Simon, Neninha, Taquara e Josias. A seguir listagem dos vereadores começando pelos mais votados: Simon Rogério (PSD), campeão de votos, com 605; em segundo Rodrigo Sacuno (PSD), com 601; em terceiro Antonio Bianqui (Podemos), com 582; em quarto Rick Eventos (PMN) com 551; em quinto lugar José Roberto Pinheiro (Solidariedade), com 527; em sexto Ederson Dutra ‘Neninha’ (PSDB), com 513; em sétimo Fabiano Taquara (PSD), com 493; em oitavo Rafael Volpato (PSDB), com 455; em nono Regivan Morais da Silva (MDB) com 428; em décimo Bolacha (MDB), com 425; em décimo primeiro Onevan Batista do Amaral ‘Onevanzinho’ (Podemos) com 374; em décimo segundo Josias Carvalho (Republicanos) e em 13º lugar Milton Alves de Carvalho ‘Miltão Motorista’ (PTB), com 294 votos.

 

RHAIZA MATOS

Tão logo tomou conhecimento do resultado oficial final da eleição 2020 em Naviraí, a prefeita eleita Rhaiza Matos, acompanhada de sua mãe que já exerceu o cargo de vereadora no município, Leila Matos e do seu vice, Márcio Scarlassara, foi até o Cartório Eleitoral de nossa cidade e lá recebeu os cumprimentos do Juiz Eleitor Dr. Eduardo Lacerda Trevisan e dos seus colaboradores do Eleitoral e, também, da imprensa presente ao Fórum Eleitoral da Avenida Iguatemi.

A seguir, concedeu uma entrevista coletiva a imprensa, a primeira após ter conhecido o resultado que a conduzirá em 1º de janeiro de 2021 ao cargo de prefeita da cidade, falando, bastante emocionada agradecendo os votos recebidos.

“Todos sabem do momento em que estamos passando. Aceitei o desafio de concorrer a prefeita para honrar o nome de meu pai e tornar realidade o que ele tinha projetado para Naviraí. Quando meu pai confirmou que seria candidato a prefeito novamente ele me disse que queria fazer o que estivesse ao seu alcance para ajudar os mais necessitados, os que mais precisavam. Quero honrar a memória de meu pai e todos os votos recebidos”, disse ela bastante emocionada.

Centenas de amigos e eleitores estiveram em frente a casa do Onevan e Leila para parabeniza Rhaiza, não houve festa em razão do recente falecimento do pai da nova prefeita de Naviraí

Jota Oliveira – Naviraí Notícias