03/09/2021 15h23min - Geral
3 anos atrás

Rhaiza Matos oficializa pedido de 10 leitos de UTI Geral para Naviraí.

Reivindicação foi apresentada ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Arquivo Tche Produções ► Prefeita Rhaiza Matos e gerente Maria Paula Alípio durante a audiência na Secretaria de Estado de Saúde: reivindicações em prol da população de Naviraí.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A prefeita Rhaiza Matos solicitou, na tarde de ontem, quinta-feira (02-09), a habilitação de 10 leitos de UTI Geral para o Hospital Municipal de Naviraí. A reivindicação foi apresentada oficialmente ao secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, com a entrega do Ofício nº 26/2021/GAB.

 

Durante a audiência na Secretaria Estadual de Saúde, Rhaiza Matos reforçou o pedido que já havia sido verbalmente, apontando que a unidade hospitalar de Naviraí já atende em média complexidade, realiza cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, ginecologia dentre outras especialidades em ambulatório.

 

“Considerando a microrregião de Naviraí, convergem para o Hospital de Naviraí pacientes dos municípios de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Esses seis municípios do Cone Sul possuem uma população de aproximadamente 150 mil pessoas que contam com o bom funcionamento deste Hospital Municipal e, sobretudo, com leitos de UTI”, justificou a prefeita Rhaiza.

 

O levantamento feito pelo Governo de Naviraí para o financiamento tripartite que garanta a habilitação dos 10 novos leitos de UTI Geral, aponta o custo de R$ 750.000,00 mensais, com R$ 240.000,00 de custeio federal. “Nossa proposta é que o restante dos valores não custeados sejam rateados em 50% de verba do Governo do Estado e, os outros 50%, proporcionalmente pelos demais municípios da microrregião de Naviraí”, sugeriu Rhaiza Matos.  

“É um compromisso nosso e do Governo do Estado para o pós-pandemia, garantir a implantação destes 10 leitos de UTI Geral para Naviraí. Vamos encaminhar esta reivindicação oficial que, na verdade reforça o interesse do Município em proporcionar mais Saúde para a população de Naviraí e região. Este pedido vem ao encontro da proposta que temos como parte do processo de regionalização da saúde em Naviraí. O custeio pode ser pactuado com os municípios que integram a microrregião”, respondeu Geraldo Resende sinalizando positivamente à reivindicação da prefeita de Naviraí.

 

ASCOM