27/07/2020 15h54min - Geral
4 anos atrás

Santa Casa lota 100% das UTIs e alerta para situação “muito grave”

Santa Casa em Alerta

 ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Nesta segunda-feira (27), o maior hospital de Mato Grosso do Sul atingiu 100% de lotação na UTI adulta. Referência em atendimento de alto complexidade, como casos graves de neurologia e ortopedia, não há mais vagas em Unidades de Terapia Intensiva.

A maioria dos leitos é ocupada por pacientes não-covid, ou seja, pessoas com outras doenças ou vítimas de acidentes.

Na semana passada, o Campo Grande News já havia mostrado que uma situação drástica voltou a ser registrada na Santa Casa: a retenção de macas de ambulância, por falta de leitos disponíveis. Segundo o Samu, uma viatura ficou por 24 horas parada no pronto-socorro na quinta-feira.

Hoje, o hospital informa que retomou mais um procedimento típico de superlotação e falta de estrutura para atendimento, o uso de ambu – equipamento de ventilação mecânica, que exige a presença de um profissional para manipular a unidade manual de respiração artificial.

O Hospital convocou coletiva para hoje à tarde, ás 14 horas, quando o superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Luiz Alberto Kanamura, deve detalhar o colapso na Santa Casa.

Nesta segunda-feira, a taxa de lotação de leitos do SUS também é critica em Campo Grande, com 90% de todos os leitos disponíveis já ocupados. -

CAMPO GRANDE NEWS