21/03/2020 21h49min - Geral
4 anos atrás

Saúde de Naviraí garante que não existe caso de Coronavírus na cidade

sem Coronavirús

 ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Com a finalidade de esclarecer a população com a verdade dos fatos ocorridos ontem e hoje (22) pela manhã em Naviraí, o gerente de Saúde do município, Welligton Santussi, fez uma live com o assessor de imprensa da municipalidade, Betinho Corrêa, explicando o que, de fato, verdadeiramente, aconteceu em nossa cidade e que gerou notícias como Fake News nas redes sociais.

Logo de imediato, o gerente de Saúde lembrou a todos que vivemos momentos difíceis e de incertezas. “Vamos aqui relatar a verdade dos fatos, falando desde a entrada do paciente que era uma pessoa de 74 anos de idade. Ele entrou no Pronto Socorro apresentando dores abdominais e diarreia, que é considerado, até então, um sintoma do Coronavírus. Depois de algumas horas em observação isso evoluiu e o nosso clínico geral de plantão suspeitou de um edema de pulmão, que foi o que levou o paciente a ser entubado e a solicitarmos uma vaga zero em Dourados”, disse Santussi.

Em Dourados, infelizmente o paciente de Naviraí veio a óbito mas a tomografia que foi realizada naquela cidade, suscitou dúvidas daqueles profissionais que o atendeu, porque eles pegaram o protocolo do Coronavírus de imagens e viram que as imagens desse paciente era uma pneumonia.

“Como foi decretado no País recentemente as regras para essa doença, suscitaram que a partir daí pediram investigação do caso tanto laboratorial como epidemiológica para resolver o caso. Então, veja bem, até o momento em que esse paciente chegou em Dourados e fez a tomografia, não havia nenhum critério de suspeita de coronavírus”, como disseram por aí.

Wellington continuou explicando que “o que aconteceu foi que antes de recebermos o resultado do caso, optamos por deixar nossos servidores em isolamento, porque estávamos na dúvida se era ou não um caso de coronavírus. Então optamos a mantê-los em isolamento até que por volta das 10.30 horas chegou o resultado negativo desse caso, concluindo as investigações que não era nesse caso o Coronavírus”, explicou o gerente de Saúde.

 

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

Para o gerente de Saúde, “é importante dizer que esse trabalho de investigação é um trabalho desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica de Dourados, do município e do Estado. Todas as informações tem que ser registradas e tratadas com a máxima seriedade possível. Hoje de manhã concluímos o processo de investigação em parceria com o comitê de Dourados que estava acompanhando o caso e liberamos nossos profissionais do isolamento”, salientou Santussi.

Durante a investigação “os exames laboratoriais indicaram um elevado nível de infecção bacteriana aguda. A gente suspeitou e já neutralizou tudo. É uma infecção bacteriana e não uma infecção viral. A Vigilância Epidemiológica comunicou com todas as pessoas que mantiveram contato com o paciente do caso e nenhum deles estiveram fora da cidade, onde estava decretado a infecção comunitária. A investigação daí descartou a possibilidade de ser coronavírus. Antes tomamos a precaução por medida de segurança”, explicou.

Ao concluir sua fala mais uma vez, Welligton Santussi, gerente de Saúde, garantiu que até agora não temos caso registrado e nem notificado de coronavírus em Naviraí. (

Jota Oliveira, extraído de uma live no Facebook