31/03/2023 18h04min - Naviraí
um ano atrás

Saúde promove reunião Comitê de Combate ao Aedes Aegypti

Durante a reunião foi destacada a importância da população tambem ajudar no combate

Jr.Lopes/Assessoria ► Responsável pelo Controle de Vetores destacou a importância da união de todos

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí, realizou na tarde de quarta-feira (29/03), uma reunião com o Comitê Executivo Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti, que é composto por representantes do poder público e sociedade civil organizada, tendo como atribuição difundir informações sobre a prevenção a Dengue, Zika Virus e Chikungunha.

O período de chuvas e calor intenso, típicos desta época do ano, exige cuidados redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento no número de casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante a reunião foram explanadas as ações que estão em execução no município, desenvolvidas pela Administração Municipal, como os mutirões de limpeza em regiões críticas ou com alta incidência de infestação realizados por servidores da Gerência de Serviços Públicos, Núcleo de Serviços Rodoviários e Controle de Vetores.

Por meio do Núcleo de Controle de Vetores, são realizadas visitas domiciliares com inspeção, tratamento, pesquisa larvária e orientação aos moradores em 100% dos imóveis cadastrados no Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue, abrangendo mais de 28 mil imóveis, divididos em 32 microáreas. 

Também são executadas ações de educação em saúde com proprietários de imóveis considerados de risco; realizadas atividades de educação e comunicação, com vistas à prevenção e controle da dengue pela população, com a aplicação de palestras nas escolas públicas e privadas, Unidades de Saúde da Família, CRAS e empresas privadas; exposição de maquete e entrega de panfletos em diversos pontos da cidade.

 

APOIO E PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

De 1º de janeiro a 27 de março, em Naviraí foram notificados 648 casos de Dengue e 40 foram confirmados. Quase 450 notificações aguardam resultado. 

Neste mesmo período, no município também foram notificados 11 casos de Chikungunya e todos estão aguardando o resultado laboratorial.

Durante a reunião foi destacada a importância da população para que as ações surtam o resultado desejado, pois os criadouros estão em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja. 

Mas é no lixo que são encontrados com maior frequência, daí a importância da conscientização de todos. Moradores devem ficar atentos, buscando manter os quintais limpos, sem acúmulo de lixo. 

 Júnior Lopes – Ascom Prefeitura de Naviraí).

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min