09/09/2021 13h54min - Geral
3 anos atrás

Semana 35 registra menor patamar de casos e óbitos desde janeiro.

Menor patamar de casos e óbitos.

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Teste de covid.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Dados do boletim Covid apresentados nesta quarta-feira (08) mostram que Mato Grosso do Sul fechou a semana epidemiológica n° 35 com o menor número de casos e mortes desde o começo do ano.  

Entre os dias 29 de agosto a 4 de setembro foram 1.767 novos casos no Estado. Como mostra a evolução dos gráficos, desde junho que detém registros recordes, os números têm seguido uma tendência de gradativa queda. 

No mesmo período Mato Grosso do Sul registrou 77 óbitos por complicações da Covid. Ao longo de 2021, o menor número era do mês de fevereiro, com 83 vidas perdidas na semana epidemiológica n° 7.   

Mato Grosso do Sul confirmou nesta quarta-feira 117 novos casos de Covid em 14 municípios: Campo Grande (+97), Santa Rita do Pardo (+6), Dourados (+3), Miranda (+3), Nova Andradina (+3) e Ribas do Rio Pardo (+3) são as cidades com maior número de novos casos. A média móvel indica que na última semana o Estado confirmou cerca de 207 casos diários. 

Com a confirmação de mais 6 óbitos por Covid nas últimas 24 horas, o número total de vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia sobe para 9.439. A atualização da média móvel indica cerca de 8,3 mortes diárias na última semana. 

Enquanto a taxa de contágio se manteve estável em 0.87, as internações tiveram um leve aumento. De ontem para hoje foram 9 internações a mais. O total de casos internados está em 213, sendo 86 em leitos clínicos e 127 em leitos de UTI. 

A taxa de ocupação leito SUS/UTI por macrorregião está em 57% em Campo Grande, 64% em Dourados, 42% em Três Lagoas e 42% em Corumbá.   

A imunização segue avançando em todo Estado. De acordo com o vacinômetro atualizado até as 10h desta quarta-feira 74,22% da população total de Mato Grosso do Sul já tinha recebido ao menos uma dose da vacina. Neste mesmo cenário 47,40% concluíram o ciclo vacinal. 

Durante transmissão ao vivo nesta quarta, o secretário de Saúde, Geraldo Resende afirmou que Mato Grosso do Sul continua se destacando em rede nacional pela eficiência na imunização. 

“Somos o primeiro Estado a iniciar as doses de reforço no País. Já foram aplicadas mais de 15 mil aqui em Mato Grosso do Sul e precisamos avançar. Pessoas que estão indo a óbito são aquelas que se negaram a tomar a vacina, ou que tomaram as doses há mais de 6 meses”, enfatizou. 

Ele lembrou também que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que a variante Delta está em circulação no Estado desde julho. “Qual é o nosso antídoto? A nossa estratégia é avançar na D2 e na imunização dos idosos a partir dos 70 anos (com a D3). Entendemos que o impacto da variante Delta em MS será mínimo se continuarmos com essa parceria com os 79 municípios”. 

Atualmente existem 13 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros, além de 1.464 casos sem encerramento pelos municípios. 

CONESULNEWS