12/04/2023 11h32min - Polícia
um ano atrás

Sob pressão, prefeituras suspendem aulas e contratam seguranças

Prefeituras de Bandeirantes e Guia Lopes da Laguna vão contratar segurança privada.

CGnews ► Em Bandeirantes uma reunião de emergência definiu a suspensão das aulas

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Amanheceram fechados nesta quarta-feira (12) escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Guia Lopes e Bandeirantes, cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

 A decisão foi tomada pelo poder público a pedido de pais e mães preocupados com vídeos e outros conteúdos com ameaças que estão recebendo via redes sociais.

As unidades escolares dos municípios menores são as mais expostas, no entendimento de uma mãe.

 "O interior é mais vulnerável. O efetivo da Polícia Militar é pequeno, não tem guarda municipal, os muros das escolas são baixos, portões vivem abertos e não tem câmeras nos pátios para filmar qualquer perigo", avalia a vendedora Andreza Spatt, que tem filhas de 7 e 9 anos matriculadas na rede municipal de Bandeirantes.

As aulas vão ficar suspensas na cidade até a próxima segunda-feira (17).

 "Não houve atentado aqui, está tudo muito tranquilo. A decisão de suspender as aulas foi para acalmar o coração das mães, que estão vivendo uma loucura, amedrontadas com o que têm visto acontecer no Brasil e com as ameaças nas redes sociais. Eu não tiro a razão, sou pai e avô também", declarou o secretário de Governo da Prefeitura de Bandeirantes, Humberto Afonso, que assumiu a decisão da suspensão por meio de um comunicado enviado às escolas ontem (11).

Ainda de acordo com o secretário de Governo de Bandeirantes, houve uma reunião de emergência com vereadores, membros da prefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil, para definir medidas a serem tomadas quanto à segurança dos alunos.

Ficou definido que a prefeitura vai contratar segurança particular por dispensa de licitação, realizar palestras, levar psicólogos e assistentes sociais às escolas para conversar e receber rondas da Polícia Militar na entrada, intervalo e saída das aulas", elenca Humberto Afonso.

Suspensão de um dia - Em Guia Lopes da Laguna, a prefeitura também determinou a suspensão das aulas em contato com a direção das escolas e CMEI. A princípio, seria durante uma semana, mas a administração municipal voltou atrás e a reabertura deve ser já nesta quinta-feira (13).

"Será só por um dia, que é o período que precisamos para reorganizar a segurança escolar", afirmou o prefeito Jair Scapini.

No município, a decisão foi a mesma de Bandeirantes em relação ao reforço da segurança. "Mesmo com as rondas da Polícia Militar, vamos contar com segurança privada. Estamos cotando os valores hoje para contratar via dispensa de licitação", afirmou o prefeito.

Diretora da Escola Municipal Basílio Barbosa, de Guia Lopes da Laguna, Tereza Garcete explicou à reportagem que comunicou aos pais e responsáveis pelos alunos sobre a suspensão por uma semana, por assim ter sido definido em reunião entre um grupo de pais e responsáveis e o próprio prefeito.

"Eles mesmos procuraram a escola para perguntar quais são as ações de segurança e pediram para falar com o prefeito, que os atendeu pessoalmente. A decisão da suspensão foi bem recebida", relata a diretora.

Pai de um aluno da rede municipal, Eliezio Viema se manifestou nas redes sociais sobre o pedido. "Pedimos segurança especializada, e não vigias [...]. Não sabemos se são fake news, mas não podemos tratar como fake news porque são nossos filhos [...]", afirmou. O responsável pede, ainda, agilidade na tomada de decisões pelas autoridades. 

 CAMPO GRANDE NEWS

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min