16/08/2021 13h22min - Geral
3 anos atrás

Temperatura em MS chegará a 42ºC nesta semana.

Previsão indica temperartura acima dos 40ºC no norte do Estado e sensação não será pior por conta dos ventos.

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Em Campo Grande, temperatura no fim da manhã é de 35ºC, segundo Inmet.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Nas estações meteorológicas, o mapa de Mato Grosso do Sul aparece na coloração vermelha, indicando altíssimo risco de incêndio. Na prática, também significa temperaturas que vão chegar aos 40ºC durante o fim de semana e sensação térmica batendo a casa dos 42ºC. A previsão de chuva para o dia 21, parece que não vai se confirmar.

“É o padrão de inverno, característica de massa de ar seco na parte central do País e umidade do ar abaixo do 30ºC”, explica a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O Inmet emitiu alerta para a baixa umidade relativa do ar, com índice de 20% a 12%, aumentando o risco de incêndio, considerado preocupante conforme padrão da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para o fim de semana, a população do norte de Mato Grosso do Sul vai sentir na pele os efeitos do clima seco e da baixa umidade do ar. De acordo com dados do Climatempo, Coxim chega aos 41ºC no próximo sábado e umidade de 9%, sem previsão de chuva. Sonora e Pedro Gomes também vão chegar aos 40ºC no fim de semana, com umidade abaixo dos 10%.

Outros municípios da região também chegam perto, ficando entre 39ºC e 38ºC, como Rio Verde de Mato Grosso, Alcinópolis, Figueirão e São Gabriel do Oeste. No comparativo, o sul do Estado, terá temperaturas mais “amenas”. Tacuru tem previsão de 38ºC no sábado e 36ºC no domingo; Paranhos oscilará de 38ºC a 35ºC e Sete Quedas, de 37ºC a 35ºC.

A meteorologista do Inmet explica que a sensação térmica não será muito alta por conta dos ventos moderados, que influenciam nos efeitos do calor que sentimos na pele. A alternância será de um grau acima da temperatura prevista. Ou seja, em Coxim, no sábado, quem estiver por lá, pode enfrentar calor de 42ºC.

Andrea explica que essa será a tendência até o fim do inverno, estação que se despede no dia 22 de setembro.

CAMPO GRANDE NEWS