Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Na sexta-feira (21/01), na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar em Naviraí, foi iniciada a implantação do CADG (Computer Aided Dispatch Georeferenced) e da Geonálise, as duas ferramentas irão reforçar o monitoramento e atendimento das ocorrências pela Polícia Militar.
O CADG consiste no monitoramento das viaturas policiais, indicando as ocorrências, desde o recebimento da solicitação via telefone de emergência (190), o despacho e empenho das guarnições operacionais, contando ainda com monitoramento em tempo real da localização das viaturas bem como o acompanhamento da ocorrência.
A ferramenta mostra quantas viaturas estão disponíveis e em qual local da cidade elas estão, possibilitando rastrear as equipes em tempo real.
Com a Geonálise será possível ver onde e quando foram realizadas abordagens, e os dados das pessoas abordadas. Com essa ferramenta é possível ver, também, a presença da polícia em pontos críticos da cidade.
As duas ferramentas são alimentadas com informações de boletim de ocorrências, sendo que a Geonálise capta os dados e transforma em pontos no mapa, mostrando os locais onde demandam mais atenção de policiamento.
O objetivo é melhorar o atendimento e facilitar o trabalho da PM durante as ocorrências. Todas as viaturas contarão com rastreadores e celulares smartphones, o que possibilitará a checagem de documentos, não sendo necessário o acionamento da central de rádio, deixando o telefone de emergência (190) livre para o recebimento de ocorrências.
Ascom 12º BPM