Rachid Waqued ► André destacou as parcerias no setor da saúde no Estado
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O governador André Puccinelli participou na tarde desta sexta-feira (30) do Seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros” realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul.
O seminário foi apresentado pelo ministro da saúde Arthur Chioro que debateu junto à prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde de Mato Grosso do Sul os benefícios alcançados pelo Programa Mais Médicos em Mato Grosso do Sul desde a sua adesão em 2013.
De acordo com o governador André Puccinelli, as ações em saúde são prioridades para qualquer governo, sendo a parceria para um bem comum o principal caminho para chegar aos bons resultados.
“O Governo do Estado sempre será parceiro dos municípios e da União no que diz respeito à saúde. E acredito que este seja o seu principal fundamento, a parceria constante para trazer benefício à população como o Programa Mais Médicos vem trazendo a Mato Grosso do Sul”, disse o governador.
Para a secretária municipal de saúde de Corumbá e coordenadora do Programa Mais Médicos em Mato Grosso do Sul, Dinaci Ranzi, a promoção e qualidade da atenção primária na saúde dos municípios foram as principais conquistas após a adesão dos municípios ao Programa.
“Tínhamos uma grande dificuldade na atenção primária principalmente pela falta de médicos em algumas regiões dos municípios, onde podíamos perceber uma grande frequência de médicos em uma unidade enquanto em outra não tínhamos nenhum. Com a chegada do Programa registramos uma redução de 30% do atendimento nos prontos-socorros, assim como a duplicação dos atendimentos dentro da rede de atenção básica. A melhoria da qualidade é notável principalmente pela presença do médico na unidade e o reconhecimento pela população. Hoje chegamos a um índice de aproximadamente 90% de cobertura da atenção básica do município graças a qualificação que o Programa Mais Médicos proporcionou para as unidades dos municípios”, afirmou a secretária.
Destacando a redução do número de encaminhamentos para hospitais e o crescimento dos atendimentos nas unidades básicas de saúde, o ministro da saúde Arthur Chioro, falou sobre a adesão do Programa por Mato Grosso do Sul e destacou o empenho entre os municípios, o Estado e a União nos trabalhos para fortalecer a atenção básica.