WagnerGuimarães ► Assembleia aprova emenda que estrutura nova Controladoria-Geral do Estado
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News
Foi divulgada nesta quarta-feira (6) uma emenda constitucional da Assembleia Legislativa, que atribui à CGE (Controladoria-Geral do Estado) a função de controlar e regular as contas públicas do poder estadual, dando mais transparência aos gastos do Executivo. Ainda deve ser criada uma Lei Complementar atribuindo todas as competências e diretrizes da Controladoria.
A criação do órgão de controle foi anunciada ainda na terça-feira passada (29) pelo governador Reinaldo Azambuja, em um encontro dos beneficiados pelos programas do Governo do Estado Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. Na ocasião, Azambuja destacou que o novo órgão irá controlar as ações de todas as secretarias, fundações e autarquias estaduais.
“Para que possamos ter um governo que controle seus afazeres, suas ações, para que não ocorram ilícitos. Temos 70 mil funcionários ativos e inativos, precisamos ter controle para que nada de errado possa ser feito que prejudique o Estado”, declarou. Pelo Facebook, o governador também afirmou que a criação do órgão será fundamental no combate à corrupção e desperdício de dinheiro público.
A emenda constitucional, de autoria do governador, foi votada na sessão desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa, junto com uma nova proposta de organização da Carreira Auditoria, integrante do Grupo ocupacional Auditoria, do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo do Estado.
O projeto publicado nesta quarta-feira incluindo o órgão independente como órgão de controle, foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, e pelos 1º e 2º secretários, os deputados Zé Teixeira e Cabo Almi.
Midiamax