Sheyla Leal ► Reinaldo Azambuja presidirá o Consórcio por um ano
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), é eleito o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.
O grupo que foi criado em 2015, tem o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional dos estados participantes.
Na primeira reunião do ano, estão na pauta temas sobre o mercado comum do Brasil Central; desenvolvimento integrado; competitividade; produtividade; infraestrutura; logística; e transportes.
"Quero agradecer a confiança dos governadores na escolha do meu nome para presidir o próximo ano e como já foi definido, faremos uma alternância ano a ano, então teremos aí um presidente ano a ano assumindo as diretrizes e os comandos", disse Azambuja.
A reunião durou, aproximadamente, uma hora e quatro governadores do Brasil Central foram convidados para eleger o líder do bloco. Porém o governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), não compareceu.
O ex-presidente do consórcio, em seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado do DEM, declarou que é salutar para a democracia da República que ocorra a alternância de poder dos demais estados.
“Precisamos fazer nesse momento uma reaglutinação do seu comando que são os governadores e a partir dai o governador Azambuja vai assumir mandato dado por todos esses governadores que participaram dessa decisão para fazer os projetos que forem definidos prioritários e com muita alegria passo a presidência ao governador Azambuja e desejamos êxito ao governador, nessa missão”, disse Caiado.
O Consórcio está em fase estruturação e além da composição da Assembleia Geral pelos governadores e participação efetiva das áreas de Planejamento dos Estados, conta com um Conselho Administração, um Conselho Consultivo e Câmaras Técnicas de Assessoramento (temáticas); A Coordenação técnica das ações conjuntas e definição e proposição dos projetos conjuntos se dá por meio da Secretaria Executiva, que trabalha em consonância ao Conselho de Administração e com suporte legal das Procuradorias Gerais dos Estados que participam do Consórcio.
Entre as ações conjuntas em execução, está o Planejamento Estratégico para o período 2016-2022, que oferece uma gama de informações valiosas para o conhecimento das metas e objetivos do Consorcio.
Além dos projetos relativos ao desempenho do consórcio e ao desenvolvimento dos Estados, podemos destacar ações na área de qualificação da educação, a estruturação de programa de turismo integrado para a região e de incentivo ao turismo, estruturação de programa de aquisição compartilhada de medicamentos, criação do Mercado Comum do Brasil Central e programa de promoção conjunto e exportação.
Correio do Estado