arquivo ► Lula de Lula nesta quarta está movimentando o País
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
O julgamento do recurso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a condenação por nove anos e seis meses aplicada pelo juiz Sérgio Moro, que acontece nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre (RS), vai mobilizar uma série de protestos em Campo Grande por parte de grupos que defendem a prisão do ex-presidente.
Pelo menos duas mobilizações estão previstas. Uma delas acontece já nesta terça-feira (23), quando por volta das 18h, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua Alagoas, na região central, onde será realizada uma vigília em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF) do Estado, com direito a buzinaço e distribuição de adereços, como fitinhas e adesivos.
Para esta quarta-feira, está prevista uma carreata, que se concentrará às 13h, em posto de gasolina em frente ao Shopping Campo Grande. Segundo os organizadores, caso haja a condenação, será feita uma queima de fogos. Se Lula for absolvido, a carreata será de protesto.
VIAGEM
Do outro lado, segundo a assessoria do PT regional, cerca de 190 pessoas viajaram para a Capital gaúcha de Porto Alegre com o objetivo se juntar aos militantes fãs de Lula que se juntarão na porta do Tribunal Regional Federal.
O partido diz que 120 pessoas embarcaram em três ônibus, além de dez carros e mais alguns integrantes que viajaram de avião.
Quem ficou por aqui, está sendo organizado um manifesto a partir das 6h no cruzamento da Avenida Agonso Pena com a Rua 14 de Julho, com panfletagem, adesivos nos carros e distribuição de bandeiras.
A Polícia Militar diz que ficará em alerta e com esquema especial para evitar possíveis confrontos entre os grupos.
EM PORTO ALEGRE
Cerca de mil pessoas já estão acampadas para acompanhar o julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre, agendado para esta quarta-feira, 24. O acampamento do MST está erguido no parque Harmonia, ao lado do Anfiteatro Pôr do Sol, a 1000 metros do Tribunal Regional Federal (TRF4).
O quadrilátero do TRF4 onde funcionam dezenas de órgãos públicos, como Ministério Público Federal, Câmara de Vereadores, Incra e dezenas de outros órgãos está fechado. O expediente está suspenso hoje e amanhã. O ato pró-Lula com a presença do ex-presidente acontece a partir das 16h na Esquina Democrática, centro de Porto Alegre.
O petista foi condenado em primeira instância, em julho do ano passado, pelo juiz Sergio Moro, a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, no litoral paulista.
Ele é acusado de receber o apartamento da construtora OAS em troca de favores enquanto ainda era presidente. Lula terá seu recurso julgado pelo Tribunal Regional Federal (TRF4) na próxima quarta-feira (24), às 8h30.
CGNews