Jr. Lopes ► Já se tornou comum pessoas com máscaras na cidade
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Dez pessoas foram diagnosticadas com o vírus Influenza A H1N1 nos últimos dias em Naviraí. O primeiro caso suspeito ocorreu no dia 05 de maio e de lá para cá, entre os dez casos confirmados até a manhã desta segunda-feira, 16 de maio.
Oficialmente, são três pacientes que foram a óbito vítimas do Influenza A H1N1 em Naviraí. Todas eram mulheres de 59, 66 e 55 anos de idade.
Diante do quadro, muitas pessoas estão optando em andar pelas ruas usando máscara para se protegerem do vírus transmissor da doença. Além das ruas, a cena se repete em alguns setores do comércio onde os trabalhadores optaram por trabalhar usando a máscara.
Um rapaz de 23 anos ouvido pela Folha de Naviraí nesta segunda-feira, disse que no local onde trabalha o patrão comprou dezenas de máscaras para que todos da empresa passem a utilizar.
– Não é confortável, mas é melhor prevenir. Muitos perguntam porque estamos usando a máscara e nós explicamos que é um equipamento de segurança – explicou o rapaz que prefere não se identificar.
AULAS SUSPENSAS
Na manhã desta segunda (16), tinha sido decidido que não haveria paralisação nas escolas das redes municipal e estadual em Naviraí. Na reunião que contou com a presença de diretores e coordenadores de escolas estaduais e municipais, além de representantes da Gerência de Saúde, optou-se pela manutenção das aulas com a recomendação para que pais ou responsáveis evitem levar os filhos que estiverem gripados para a escola.
No entanto, durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores na noite desta segunda, o prefeito Léo Matos confirmou que estão suspensas por 10 dias as aula nas escolas das redes municipal e estadual.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Naviraí, o prefeito obteve o aval da secretária de educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Mendonça.
Na manhã desta terça-feira, 17 de maio, reunião entre o gerente de educação do município, César Martins Fonceca, e diretores detalhará suspensão das aulas que devem ocorrer a partir de quarta-feira, 18 de maio.
SOBRE GRIPE H1N1
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dorde garganta, dores no corpo e mal estar. O maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.
Os principais sintomas são: febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento.
Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples: higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais.
folhadenaviraí