arquivo ► Detran suspeita que as empresas credenciadas sejam da mesma pessoa
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: A Gazeta News
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) está investigando uma possível máfia de Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) de um grupo de Rondônia e outro do interior de São Paulo.
A suspeita começou após o órgão constatar que os proprietários das oficinas que pediram credenciamento nos municípios do Estado serem as mesmas pessoas. Estas oficinas seriam repassadas por meio de uma franquia “informal” - e também ilegal.
Desde o final de janeiro 20 ECVs entraram na lista suspeita do Detran. “Achamos muito estranho ter uma ou duas pessoas com autorização para abrir essas empresas no estado inteiro, sendo que no máximo é permitido ter uma empresa só em cidades pequenas, ou seja, para quem quiser abrir uma empresa nesse município teria que pedir autorização para a que já é credenciada no local”, justificou o presidente da Comissão Especial que está analisando os processos, Agrícola Pedroso da Rosa Filho.
Nesta semana a equipe do departamento que foi visitar in loco o endereço de cada oficina conclui o trabalho.
“São 90 dias para montar essas empresas. Se não tiver nada pronto para trabalhar é sinal de que essas pessoas estão esperando alguém comprar a empresa, como se fosse uma franquia. É como se eles estivessem segurando a vaga de alguém que poderia realmente estar atuando”.
Ainda está sendo analisado o preço cobrado pelos dois grupos para quem quiser comprar a licença de trabalho. Há ainda a suspeita de que o comprador da empresa tenha que pagar royolts por vistoria.