Assessoria Jota de Oliveira ► Finalizando os preparativos para 7 de setembro
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Naviraí Agora
Sábado, dia 7 de setembro de 2019, no período da manhã, acontece em Naviraí um desfile cívico escolar como parte das comemorações da Semana da Pátria. O percurso será iniciado na confluência da Rua Alagoas com a Avenida Weimar Gonçalves Torres, na área central da cidade, descendo até a Praça Euclides Fabris e fazendo o contorno, passando em frente ao Paço Municipal e ocorrendo a dispersão em frente à Gerência de Educação.
Segundo a professora Carol Touro, titular da Gemed (Gerência Municipal de Educação e Cultura), o desfile escolar foi marcado a pedido do prefeito doutor José Izauri de Macedo e assim sendo, ele foi colocado no início do ano no calendário escolar das escolas da Rede Municipal de Ensino. Além das escolas municipais também participarão a Polícia Militar, a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Mirim.
Em recente entrevista a professora Carol Touro disse que “desde o início do ano a pedido do prefeito foi inserido no calendário essa data. Toda a comunidade escolar está envolvida. O tema escolhido para este ano foi ‘A história e a memória da Educação em Naviraí’. Cada escola está organizando o desfile pautado na história do seu início das atividades educacionais”, explicou a gerente de Educação.
Ao dar mais detalhes sobre a escolha do tema, Carol Touro salientou que “juntamente com o prefeito escolhemos esse tema para que cada escola pudesse retratar no desfile e também suscitar nas nossas crianças essa consciência coletiva de memória, de história, de pertencimento a uma terra, de pertencimento a um grupo, porque quando a gente conhece a nossa história, nós também podemos projetar o nosso futuro.
Então um povo sem memória é um povo com história, de fato. É nesse sentido que nós convidamos também a Banda Municipal Tom Jobim, a Escola de Dança Aplause, o Instituto Federal (IFMS) e os Centros de Educação Infantil”, disse ela.
Para a professora Carol Touro, “nós temos a certeza de que mais de 2.000 crianças e adolescentes estarão nas ruas juntamente com seus familiares para que a gente possa desenvolver essa consciência mesmo que nós pertencemos a nossa pátria, ao amor à nossa pátria e, principalmente, ter esse sentimento de que pertença ao nosso município” garantiu a professora.
“Esse momento cívico, cujo principal objetivo é desenvolver em nossos alunos essa percepção da realidade através da história e a da memória do seu espaço escolar. O trajeto do desfile começa na esquina da Avenida Weimar Torres com a Rua México, descendo pela Avenida Weimar e fazendo o entorno da Praça Euclides Fabris e o encerramento se dará em frente à Prefeitura, com a dispersão em frente a Gemed”, esclareceu a professora Carol Touro.
Ela concluiu sua entrevista afirmando que “o resgate do momento cívico e, principalmente, a conscientização desse pertencimento a uma pátria, a um povo, a uma etnia. É bastante importante desenvolver isso nas nossas crianças, é por isso que faremos a retomada desse desfile cívico escolar aqui em nossa cidade”, concluiu ela sua entrevista.
Jota Oliveira - Naviraí Notícias