G1 ► Álcool
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Você se considera uma pessoa tranquila? O que te faz ficar mais agressiva? No Bem Estar desta segunda-feira (30), o endocrinologista Alfredo Halpern explicou que existem algumas alterações hormonais que podem gerar mudanças de humor e irritação, mas não necessariamente levam a um comportamento agressivo.
Existem alguns fatores, no entanto, que podem tornar uma pessoa agressiva, como as bebidas alcoólicas. No caso do álcool, a reportagem da Daiana Garbin mostrou que o abuso pode oferecer risco para a saúde e ainda prejudicar a relação com as outras pessoas, já que muitas se sentem mais agressivas depois que bebem. Para quem exagerou, a dica é beber um pouco de água entre as doses para repor a desidratação que o álcool causa, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern.
no desenvolvimento do comportamento agressivo, assim como a educação e a criação de cada pessoa - fatores como o carinho e cuidado dos pais, briga na família e privações na infância, por exemplo, podem interferir. Há tipos diferentes de agressividade, no entanto - existe a reativa, que acontece depois que a pessoa foi agredida, sem pensar; mas há ainda a intencional, como alertou o médico. No caso dos jogos de futebol, uma das maneiras de controlar as agressões entre os jogadores é a punição.
Além da punição, existem outros fatores que ajudam a conter o comportamento agressivo, como o medo, a preocupação e o arrependimento - esses sentimentos funcionam como uma espécie de "freio". No entanto, o neurologista explica que algumas pessoas têm mais capacidade de "freio" do que outras, como explicou o neurologista.