Divulgação ► Diretora com os alunos que participaram do Projeto
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Alunos da Escola da Autoria Presidente Médici de Naviraí conquistaram o 1º Lugar na etapa Regional de Dourados da 12ª Mostra Brasileira de Foguete (MOBFOG), um importante projeto que objetiva desenvolver nos alunos habilidades em Matemática, Física e Química, além de proporcionar capacitação aos professores e maior motivação aos estudantes.
Pela quarta vez participando do evento os alunos representantes da Escola da Autoria Presidente Médici, disputaram com mais de 60 equipes participantes e conquistaram além do 1º Lugar em Lançamento, alcançando 180 Metros, ficaram também em 5º Lugar com 164 Metros em distância e receberam também a premiação como Melhor Conjunto de Base Foguete, que foi aclamado por votação.
A construção de um foguete envolve inúmeros conhecimentos teóricos e práticos, como Cálculos e Reações Químicas, sendo fabricado praticamente por Garrafas Pet e composto por Vinagre e Bicarbonato; sendo considerado um Projeto de Escala Simples, mas que consegue alcançar grandes proporções, onde os alunos precisam medir todo o Volume do Foguete, calcular sua Proporção Química, brigar com a Física para manter esse foguete no ar para ir o mais distante possível.
Após a importante conquista, a Diretora Sandra Mieres, Alunos, Professores e Coordenadores do Projeto da Escola da Autoria Presidente Médici parabenizaram todos os envolvidos e agradeceram o respaldo da Gerência de Educação de Naviraí através da professora Fátima Liuti com a cedência de uma Van e ressaltaram o importante apoio do Deputado Estadual Onevan de Matos que contribuiu com o combustível para o transporte dos representantes do município, até a Cidade de Dourados para participaram da MOBFOG 2018.
MOBFOG é um evento aberto às participações de Escolas Públicas ou Privado, Urbano ou Rural, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio e também alunos do Ensino Superior, possuindo quatro diferentes níveis de acordo com os anos que os alunos estão estudando.
Todo o processo ocorre dentro da própria escola, em uma única fase de um único ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.
Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado; e recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico.
Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados; aliás, até a escola recebe um certificado em seu nome.
Assessoria de Imprensa