A.Rezende/C.do Estado ► Militares iniciaram nesta quarta a operação contra de dengue
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Oito equipes do Exército, com cerca de 56 homens, deram início hoje à operação que ficou conhecida como “guerra” contra o mosquito que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus. Em um intervalo de 3h30, os militares recolheram 5 toneladas de pneus, ação que será a principal nesses primeiros dias em Campo Grande.
Segundo informações de militares que trabalham na ação, o recolhimento dos pneus só será feito no período da manhã e se estende até o mês de fevereiro do ano que vem.
Desde às 7h30 de hoje, os militares percorrem vários bairros da cidade, entre eles o Rancho Alegre que segundo destacou o 2º sargento do Exército, Djamiro Cruz, até os moradores ajudaram os militares a encontrar um “esconderijo” de pneus.
No terreno visitado pelas equipes, foram recolhidos mais de 100 pneus. A princípio, os militares só farão recolhimento de pneus e não atuarão nas fiscalizações das casas, como fazem os agentes de saúde.
Todos os pneus recolhidos são levados para uma empresa, que fechou convênio com a prefeitura para atuar como ecoponto. Em um intervalo de 3h30, a Ecopneus, localizada na Cônsul Assaf Trad, recebeu 5 toneladas de pneus levados por equipes do Exército.
Gerente da empresa, Rodrigo Gomes conta que além da coleta feita pelo Exército, os moradores também podem levar os pneus para a empresa, que fica em frente ao Terminal Nova Bahia.
Todo o material passará por processo de reciclagem, e o aço será encaminhado para siderúrgicas e a borracha para indústria de cimento. A expectativa é que por mês a empresa receba 60 toneladas de pneus levados pelo Exército.
correiodoestado