CGNEWS ► O fenomeno assustou os produtores rurais da região
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
Cerca de mil bovinos morreram devido ao frio que fez no Estado nos últimos dias em Coxim. O fato aconteceu em quatro propriedades rurais e a suspeita é de que eles tenham morrido de hipotermia, quando a temperatura do corpo cai rapidamente levando à morte.
Veja Mais
› Chuva garante safra recorde de milho e prejudica algodão, mas preço cai
› Sicredi vai liberar R$ 9,5 bilhões para financiar produção rural
De acordo com a presidente do Sindicato Rural, Terezinha Cândido Silva, os prejuízos podem ser maiores, mas só serão contabilizados assim que os donos das fazendas informaram à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal).
Ela conta que o fato nunca tinha acontecido na região. “A mudança rápida no tempo causou as mortes. Todo mundo ficou surpreso, mas não podíamos prever nada, por que é um fenômeno da natureza”, destacou.
Segundo a presidente, os animais passaram por exames, onde foi constatado morte por hipotermia. O receio dos produtores era que fosse outro tipo de doença, por exemplo, contagiosa.
Todas as fazendas em que foram registradas as mortes possuem controle sanitário.
Terezinha informou ainda que aguarda um respaldo do Iagro para orientar os produtores como devem proceder daqui para frente e para o problema não voltar a acontecer. “Vamos ver quais os produtores prejudicados e aí orientá-los”, finalizou.