Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Realizada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), a ação objetiva mobilizar médicos, gestores, atletas e o público em geral acerca dos cuidados com a saúde ocular na prática esportiva, tanto em competições de alta performance, quanto em grupos amadores.
Na oportunidade, ocorrerá uma maratona transmitida pelo canal da entidade no YouTube (youtube.com/CBOftalmologia) com a exibição de entrevistas, debates e depoimentos com esclarecimentos sobre o tema.
Na avaliação do presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, é comum que as pessoas associem a prática esportiva e de exercícios físicos ao cuidado com a saúde. No entanto, pouca atenção é voltada à saúde ocular. Pensando nisso, a campanha abordará assuntos pouco discutidos pelo grande público, com programação em que serão esclarecidas dúvidas sobre uso de óculos de proteção, o impacto de erros refrativos no desempenho esportivo, a indicação de cuidados nas atividades ao ar livre e as medidas para evitar traumas oculares, entre outros.
Programação
Com uma grade de assuntos pensada para atingir diferentes públicos, a campanha “Visão no Esporte” promoverá ainda debates em torno de políticas públicas. Dentre os participantes, estão previstas as participações de representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos de Secretários de Saúde (de Estados e dos Municípios), assim como porta-vozes de entidades médicas, de confederações desportivas de várias modalidades e especialistas no assunto.
Nestas rodadas, pretende-se identificar alternativas para ampliar o acesso da população ao atendimento oftalmológico, o que pode oferecer maior segurança à saúde dos praticantes.
Na programação também estão previstas as presenças de atletas, influenciadores e médicos especialistas que vão falarão sobre a interação entre a saúde ocular e o esporte. Dentre os assuntos pautados estão a importância do acompanhamento oftalmológico, da adesão aos hábitos saudáveis e dos cuidados com a visão durante a prática de atividades físicas. Questões como primeiros socorros em caso de trauma ocular, avaliação de atletas de alta performance e papel das equipes multidisciplinares nesses atendimentos também serão analisados.
Serviço
Campanha “Visão no Esporte”
Data: 11 de fevereiro (sábado)
Horário: a partir das 9 horas (horário de MS)
Transmissão: www.youtube.com/CBOftalmologia
Lucas Castro, Comunicação Fundesporte*com informações do CBO