n.Silva ► A operação vários policiais na região
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) do Mato Grosso do Sul, que reúne membros das Polícias Militar e Civil, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar Ambiental (PMA), Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Receita Federal e Conselho Tutelar, deflagrou na madrugada de sexta-feira, nos municípios de Mundo Novo, Eldorado e Japorã, todos situados no extremo sul do Estado, na faixa de fronteira com o Paraguai e divisa com o Paraná, a “Operação Integrada”.
A Operação, que teve início as 4h da manhã não tem previsão de término, tem por objetivo coibir o tráfico de drogas e armas na região, bem como o contrabando e descaminho de mercadorias, furtos, roubos e receptação de veículos na região de fronteira, além de trazer paz e segurança aos moradores destas localidades.
São 180 membros de forças de segurança utilizando 40 viaturas. Eles se dividiram entre o cumprimento de mandados de busca e apreensão em locais apontados como sendo possíveis pontos de comercialização de drogas, cumprimento de mandados de prisões expedidos pela Justiça Estadual, vistorias a estabelecimentos comerciais para averiguar questões de segurança, quanto a acidentes e incêndios e barreiras e rondas em locais estratégicos da área rural e urbana, atividades essas que perdurarão durante toda a Operação, que não tem previsão de término.
Até às 16 horas de sexta-feira, haviam sido montadas 18 barreiras, vistoriados mil e cem veículos, dos quais 31 foram notificados e 20 apreendidos, por apresentarem irregularidades em suas documentações.
Foram abordadas duzentos e vinte pessoas, consideradas como em atitude suspeita, cumpridos cinco mandados de prisão e doze de busca e apreensão.
Quatro pessoas, entre as quais um menor, foram encaminhados à delegacia de polícia por tráfico de drogas e um homem preso por posse ilegal de arma de fogo.
Foram apreendidos ainda cento e setenta e seis gramas de maconha, 26 gramas de cocaína e dois quilos e novecentos gramas de haxixe.
Tanto o Tenente Coronel Ezequiel Martins dos Santos, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, que tem jurisdição sobre a região, quanto o delegado de Polícia Civil Claudineis Galinari, titular da Delegacia Regional de Naviraí, foram unânimes em afirmar que outras operações serão desenvolvidas em breve no Cone Sul e que a intenção destas ações policiais é além de combater efetivamente o crime, propiciar ao cidadão de bem destas localidades, a tão esperada sensação de segurança.
Na tarde de sexta-feira, quarenta alunos do Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar de Naviraí, realizaram a pé, policiamento ostensivo na região central de Mundo Novo.
NILSON SILVA