Noticas do MS ► André fala sobre cadastros
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Durante a assinatura dos decretos que fortalecem as políticas de gestão e os mecanismos para a conservação ambiental do Estado na manhã de hoje (5), no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o governador André Puccinelli destacou a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como um diagnóstico total das terras sul-mato-grossense.
“Quanto mais tivermos conhecimento das nossas propriedades rurais, sabermos o quanto de reserva legal temos, veredas e APP’s [Área de Preservação Permanente], saberemos quais áreas poderão ser preservadas e quais serão instrumentalizadas para melhorar a produção”, explanou.
Em MS estima-se que 8 milhões de hectares sejam de áreas de pastagem degradada, o que segundo o governador poderão ser melhor manejadas com as novas tecnologias e assim aumentarem a produção, os salários e o PIB do Estado sem passivo ambiental. “O CAR vai proporcionar que se conheça em profundidade todas as propriedades rurais e consequentemente o desenvolvimento sem passivo ambiental que é o que queremos. Teoricamente 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente, mas todos os dias deveriam ser de pensamento de preservação ambiental, de produção, de desenvolvimento mas considerando sempre a preservação”.
Com o CAR o governo do Estado, Imasul e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) pretendem legar aos governos posteriores e às gerações futuras um diagnóstico preciso do território de MS para uma eventual terapêutica de recuperação e planejamento. “A fim de que tenhamos um MS espetacular”, finalizou Puccinelli.