Divulgação ► Policiamento será reforçado na capital e no interior.
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa (PSB), lançam oficialmente neste sábado (03), às 9h, a campanha “Cidade Segura”. A solenidade será na Praça Ary Coelho, centro de Campo Grande.
O objetivo da ação e reforçar o policiamento na Capital e cidades do interior neste final de ano, em especial por razão do aumento do fluxo de pessoas nas áreas comercias da cidade por conta do pagamento do 13º salário e das festividades natalinas.
As ações de segurança que terão início logo após a cerimônia resultam de uma parceria entre a Sejusp e a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselhos Comunitários de Segurança.
A estratégia é reforçar com mais 400 homens, o efetivo policial de todas as unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Atualmente, o CPM conta com 900 policiais que também atuarão na “Cidade Segura”, totalizando 1.300 policiais circulando pelas ruas da cidade. O aumento do efetivo se dá pela utilização dos alunos dos cursos de cabos e sargentos da PM, além de militares das unidades administrativas da Polícia Militar.
Além de aumentar a segurança nas ruas, a campanha tem por objetivo reduzir os índices criminais, garantindo assim o bem estar da população durante as compras de fim de ano, época em que aumenta significativamente o fluxo de pessoas e a circulação de dinheiro na cidade.
Com início neste sábado, a campanha segue até o próximo dia 08 de janeiro, com rondas ostensivas e preventivas nas principais avenidas e ruas de todas as regiões da cidade, em shoppings e centros comerciais e feiras livres, em todo o horário comercial e uma hora após o fechamento do comércio.
Policiamento Interior
Além de Campo Grande, também realizarão a Operação Final de Ano o Comando de Policiamento de Área I, que abrange as cidades Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Fátima do Sul e Maracaju, que contará com um efetivo de mais de 1.000 policiais.
Comando de Policiamento de Área II, que abrange Três Lagoas, Coxim, Paranaíba e Chapadão do Sul, que terá o efetivo reforçado em mais 487 policiais e o Comando de Policiamento de Área II, que abrange Corumbá, Jardim, Aquidauana e Bonito, onde serão 501 policiais a mais na Operação Final de Ano da PM.
Legado dos Jogos Olímpicos
Durante a solenidade o governador Reinaldo e o secretário Barbosa farão também a entrega de 12 caminhonetes 4X4, sendo 8 para a Polícia Militar, 2 para a Polícia Civil e 2 para o Corpo de Bombeiros e mais 6 viaturas para a Coordenadoria Geral de Perícias, que foram recebidos do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), como contrapartida pelo efetivo enviado pelas forças para trabalhar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Também serão entregues 165 armas, entre elas 93 carabinas 5.56, sendo 73 para a Polícia Militar e 20 para a Polícia Civil, 70 pistolas semiautomáticas, calibre .40, sendo 58 delas para a PM e 12 para a Polícia Civil e mais 13.258 munições que serão dividas entre as duas forças, 238 equipamentos diversos para a PM e 206 equipamentos de proteção pessoal para a Polícia Civil.
MidiaMaxNews