Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou do lançamento da Operação Ágata Oeste 2022, nesta terça-feira (19), em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande.
O evento contou com a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres.
A comitiva federal sairá de Brasília (DF) às 15h30 e desembarca na fronteira com o Paraguai às 17h.
A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa. Fazem parte das ações as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o Departamento de Operações de Fronteira, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
No ano passado, o Comando Conjunto Oeste realizou a operação entre os dias 22 de março e 9 de abril.
As ações preventivas e repressivas resultaram em mais de R$ 12 milhões em prejuízo ao crime organizado, devido às apreensões de drogas, armas, contrabando, descaminho, dentre outros.
Na oportunidade os militares realizam bloqueio e controle de estradas e rios, operações aeromóveis, patrulhas fluviais e inspeções navais, utilizando ferramentas e informações geradas pelo Sisfron (Sistema de Integrado de Monitoramento de Fronteiras), além de atendimentos médicos e odontológicos, que beneficiam à população da faixa de fronteira.
A Operação Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países sul-americanos.
O Comando Conjunto Oeste é composto por militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, pertencentes ao Comando Militar do Oeste, 6º Distrito Naval e Ala 5, respectivamente.
CAMPO GRANDE NEWS